Pesquisar

Governo Regional, ao contrário da República, tem reforçado orçamento da Saúde

Presidente do Governo Regional considera que o desinvestimento do Estado na Saúde conduziu a ruturas e pior prestação de cuidados de saúde 14-10-2018 Presidência
Governo Regional, ao contrário da República, tem reforçado orçamento da Saúde

O Presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, defendeu hoje que as remodelações no Governo da República são da competência do Primeiro-Ministro, ainda que entenda que o setor da Saúde, a nível nacional, vive uma situação insustentável despoletada pela diminuição do investimento em 15%.


"No Continente, os hospitais estão em situação de rutura, ao contrário da Saúde na Madeira, onde o reforço efetivo do investimento e dotação orçamental tem melhorado a prestação dos cuidados de saúde", sublinhou Miguel Albuquerque na declaração hoje aos jornalistas, no Caniçal, à margem das comemorações do Mar e do Pescador.

Por outro lado, a comparticipação da República em 50% do valor total da obra do novo hospital e respetivos equipamentos, conforme assumido publicamente pelo Primeiro-Ministro, e não em menos de 30%, como plasmado na resolução do Conselho de Ministros, não é matéria que se altere com a mudança de protagonista no Ministério da Saúde, como explicou o líder do executivo madeirense.

"Nós acreditamos ainda num Estado de Direito, num Estado Democrático e na palavra de um Primeiro-Ministro. A palavra de um Primeiro-Ministro para mim é sagrada", apontou, desta forma, o líder do executivo para o que está em questão.

E é com esse mesmo objetivo, o de obter esclarecimento e, sobretudo a retificação da resolução, que o vice-presidente do Governo Regional se reúne já na próxima terça-feira, em Lisboa, com o Secretário de Estado das Finanças.

"Há aqui um problema, como já disse várias vezes, que não é do Governo Regional ou do Presidente do Governo Regional. É um problema de compromisso do Primeiro-Ministro com os madeirenses e com os portossantenses", enfatizou.

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.