Pesquisar

Governo Regional apoiará Câmara e privados na revitalização da Camacha

Miguel Albuquerque assume união de esforços para incrementar atratividade da freguesia através da etnografia e da cultura 15-12-2018 Presidência
Governo Regional apoiará Câmara e privados na revitalização da Camacha O presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, visitou sábado a Camacha, onde deu conta do compromisso do seu executivo na revitalização da freguesia, enquanto centro da etnografia e da cultura regional, apoiando e colaborando, para o efeito, com a autarquia local e com investidores privados.

Compromisso e ambição, conforme indicou o governante, que contemplam o apoio do Governo Regional ao projeto da Câmara Municipal de Santa Cruz na renovação do conhecido Largo da Achada, bem como o apoio à iniciativa privada, designadamente a remodelação do icónico Café Relógio, através da comparticipação do Orçamento da Região e fundos europeus.

Um investimento privado que tem por objetivo oferecer ao visitante um espaço moderno e atrativo, que valorize e potencie o artesanato do vime, não só com venda de artigos que incorporem inovação e design, mas também com a criação de uma área museológica alusiva àquela indústria, desde o plantio até ao fabrico.

Paralelamente, lembrou o líder do executivo, o Governo regional lançou, através do Instituto do Vinho, do Bordado e do Artesanato da Madeira, cursos de formação para a arte do vime.

"É preciso termos pessoas a aprender e a trabalhar esta arte", sublinhou Miguel Albuquerque.

"[É necessário] acompanhar os parceiros privados, captando as novas gerações e inserindo o vime num contexto de design, de adaptação à moda, como aliás se pode constatar aqui, desde as bolsas aos brincos, criando produtos modernos, facilmente vendáveis e do agrado do público", continuou.

Nesta cooperação e junção de esforços, o presidente do Governo Regional sinalizou ainda a importância da Casa do Povo pelos eventos culturais marcantes que desenvolve, importantes para a ambicionada centralidade da freguesia, no âmbito da etnografia e da cultura.

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.