Pesquisar

Produção hortícola e frutícola com receita recorde

A produção hortícola e frutícola atingiu, no ano passado, o valor recorde de 61 milhões de euros. E as exportações estão a ser um sucesso, conforme enalteceu Miguel Albuquerque. 25-04-2019 Presidência
Produção hortícola e frutícola com receita recorde A Madeira está a exportar produtos hortícolas e frutícolas como nunca. E também a produzir imenso. Só em 2018 a produção regional atingiu os 61 milhões de euros. Quem o afirma é Miguel Albuquerque, que na tarde de quinta-feira visitou a Mostra de Frutos e Sabores Subtropicais, que já vai na quarta edição e que decorre na Praça do Povo, no Funchal, numa organização da Casa do Povo de Santa Maria Maior.

«É um setor que está em crescimento, quer nas frutas, quer nas hortícolas», destacou o presidente do Governo Regional, enaltecendo a preponderância da produção de banana para o efeito. E realçou: «No ano passado atingimos 18 mil toneladas, e praticamente 17 mil para exportação, com um bom preço».

Para além da banana, a anona também está a ter excelentes resultados, muito devido ao avião cargueiro e também na sequência da melhoria de toda a operação, sobretudo após a criação do centro de processamento em Santana, através da GESBA.

O governante lembra que a produção estimada para este primeiro ano é de cerca de 40 toneladas, muito devido à forte procura, quer em Espanha, quer a nível nacional.
Até por isso, o Governo tem aprovado um conjunto de projetos no PRODERAM, no sentido de aumentar a produção.

Já no próximo ano, começará a ser exportada também a pera abacate, conforme enalteceu Miguel Albuquerque. E concluiu: «A nossa pera tem uma qualidade excecional, não é comparável àquela que é produzida no continente. E a nossa anona está a milhas de distância, na qualidade e no sabor, da anona espanhola».

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.