Pesquisar

Miguel Albuquerque enaltece maior investimento no POCIF

O POCIF começou hoje na Madeira. Com helicóptero, drones e mais recursos humanos e tecnológicos. 15-06-2020 Presidência
Miguel Albuquerque enaltece maior investimento no POCIF

Miguel Albuquerque esteve hoje no arranque do POCIF 2020, na Madeira. Um plano que visa combater os incêndios florestais e que, este ano, representa um investimento acrescido de 100 mil euros em relação ao ano passado.

Também haverá mais tecnologia e mais formação, com o presidente do Governo Regional – que falava nas instalações da Proteção Civil, na Cancela – a assinalar a existência de drones que vão fazer a vigilância das nossas serras, numa medida preventiva, mas que também vão colaborar no acompanhamento da evolução dos fogos.

O governante recordou que o POCIF foi iniciado em 2015 e que daí para cá tem sido desenvolvido e reforçado, «no sentido de podermos fazer face, quer em termos preventivos quer em termos de ataque inicial, aos fogos florestais».

«Há um conjunto de efetivos de diversos ramos, desde as Forças Armadas aos bombeiros, passando pela PSP, Polícia Florestal, GNR, que colaboram no sentido de garantir quer as nossas serras sejam patrulhadas desde 15 de junho até ao fim de novembro, que esse patrulhamento seja eficaz e ajude a prevenir os fogos florestais», destacou.

Por outro lado, salientou que o POCIF também nos garante «os meios essenciais para um ataque inicial mais eficaz aos fogos e que tão bons resultados têm trazido para a Região». «Essas equipas que, durante 24 horas, patrulham a Região e também fazem a vigilância partir dos postos de observação, são também muito importantes no sentido de sensibilizar a população para os hábitos certos de modo a se evitar os fogos, a sua ignição e propagação», enalteceu.

Sublinhando que o POCIF tem decorrido bem, Miguel Albuquerque lembrou que a Região investiu no programa um milhão de euros, este ano. «Temos, de novo, o helicóptero, que nos vai custar, à Região, cerca de 400 mil euros. Temos também um investimento de 600 mil euros na área dos Recursos Humanos e equipamentos de proteção individual, bem como ainda em meios logísticos», frisou.

O governante lembrou ainda a aposta que vem sendo feita na formação: «temos, hoje, pessoas preparadas e habilitadas para saber intervir em cada momento, quer no combate inicial quer para evitar a sua propagação».

«E temos também uma maior coordenação, porque esta unidade de comando permite a concertação entre todas estas equipas num objetivo comum», enfatizou, igualmente.

O presidente do Governo Regional anunciou ainda que «todo o pessoal da Proteção Civil e bombeiros foram testados». Mais de 800 testes ao COVID. Todos deram resultado negativo.

Questionado pelos jornalistas em relação a eventuais problemas que as Câmaras estão a ter em legalizar pagamentos aos bombeiros que participam no COVID, Miguel Albuquerque tranquilizou: «Ninguém se preocupe. O que for preciso iremos tratar, para que tudo fique legal».

O presidente do Governo anunciou ainda que está a ser estudada uma alternativa de acesso às instalações do Serviço Regional de Proteção Civil da Madeira. Neste momento, o único acesso faz-se através de estrada sem saída


Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.