O Laboratório Regional de Controlo de Qualidade da Água (LQA), integrado na Águas e Resíduos da Madeira (ARM), assegura o controlo analítico da qualidade da água na Região Autónoma da Madeira, abrangendo diferentes tipologias de água associadas ao ciclo urbano e ambiental.
Localizado na Estação de Tratamento de Água Eng.º Manuel Rafael Amaro da Costa (ETA da Alegria), o laboratório, acreditado pelo Instituto Português de Acreditação (IPAC), realiza anualmente cerca de 50.000 determinações analíticas, às quais acrescem, aproximadamente, 17.000 determinações no âmbito do controlo da qualidade interno e externo, destinadas a assegurar a fiabilidade, a rastreabilidade e a robustez dos resultados produzidos.
A monitorização efetuada contempla os sistemas de abastecimento em alta (reservatórios dos municípios não aderentes) e os sistemas de abastecimento em baixa (torneira do consumidor) dos municípios aderentes da ARM, incluindo a Madeira e o Porto Santo.
O Laboratório Regional de Controlo de Qualidade da Água, da ARM, acompanha todo o ciclo urbano da água, desde a captação, tratamento, passando pelos reservatórios, rede de distribuição, torneira do consumidor, águas residuais e, finalmente, o meio recetor natural.
Os resultados obtidos evidenciam níveis muito elevados de conformidade dos valores paramétricos legalmente estabelecidos para a água destinada ao consumo humano, correspondendo a valores do indicador Água Segura de 99,55% nos sistemas em alta, e de 99,4% nos sistemas em baixa, evidenciado uma melhoria de 0,7% em relação a 2024, ambos com classificação “Qualidade Boa”.
“Mais do que a dimensão quantitativa dos parâmetros abrangidos, esta evolução evidencia a consolidação de um sistema analítico robusto, assente em princípios de rigor técnico, fiabilidade, rastreabilidade e melhoria contínua, fundamentais para a tomada de decisão informada e para o cumprimento das obrigações legais aplicáveis”, disse o Secretário Regional de Agricultura e Pescas na visita que efetuou ao Laboratório Regional de Controlo de Qualidade da Água.
“Num território insular como a Região Autónoma da Madeira, onde a gestão dos recursos hídricos assume particular relevância estratégica, a qualidade da água constitui um fator determinante para a proteção da saúde pública, para a sustentabilidade ambiental e para a confiança dos cidadãos nos serviços essenciais”, acrescentou Nuno Maciel na visita que efetuou àquela infraestrutura.
A visita constituiu, assim, uma oportunidade para o governante reconhecer o trabalho técnico altamente especializado e contínuo desenvolvido pelas equipas do Laboratório, cujo contributo é determinante para assegurar elevados padrões de qualidade e segurança.
Os indicadores apresentados tiveram por base as determinações relativas a parâmetros com Valor Paramétrico (VP), legalmente estabelecidos para a água destinada ao consumo humano, permitindo avaliar o grau de conformidade dos sistemas de abastecimento face aos requisitos legais aplicáveis.