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Artigo JM Madeira - Black Friday - Direção de Serviços do Consumidor responde...

Artigo JN – 25/11/2021 25-11-2021 Direção Regional da Cidadania e dos Assuntos Sociais
Artigo JM Madeira - Black Friday - Direção de Serviços do Consumidor responde...

Nesta Black Friday a Direção de Serviços do Consumidor recomenda:

 

- Não comprar por impulso; 

- Avaliar os descontos e o custo/ benefício da compra; 

- Certificar-se que os descontos são reais, comparando-os com os preços que foram praticados semanas antes, nas lojas físicas ou online (com recurso, por exemplo, a consulta de catálogos ou a plataformas de comparação de preços existentes na internet, que dão a conhecer o histórico do preço do produto até 90 dias anteriores à Black Friday);

- Exigir garantia dos produtos, caso apresentem defeito; 

- Verificar as políticas de devolução/troca de cada operador económico, pois as empresas só estão, legalmente, obrigadas a trocar ou a devolver produtos em caso de falta de conformidade (vulgo, defeito); 

- Denunciar eventuais “descontos fraudulentos” ou práticas comercias desleais às autoridades competentes, pois são proibidas; 

- Devido à Pandemia, recomenda-se que os consumidores optem pelas compras online, sem deixar de apoiar o comércio local. 

 

Obs. Nas compras fora do estabelecimento comercial, os consumidores dispõem, em regra, de 14 dias para desistir da compra, ao abrigo do direito de retratação (“livre resolução”). 

 

Para aceder à notícia, clique no documento em anexo.

 

Fonte: JN Madeira– edição de 25 de novembro de 2021


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