Pesquisar

A Oficina “Os frutos do nosso jardim”

Esta atividade, no âmbito da exposição temporária “ARRIBAR – Artes de Cura e Proteção", que está patente ao público até 4 de abril, é promovida pelos Serviços Educativos e coordenada pela Técnica do museu, Jenie Camacho. 01-04-2024 Direção Regional da Cultura
A Oficina “Os frutos do nosso jardim”

Dia 23 de março | 10h30 - 11h30.

No Jardim do Museu Etnográfico da Madeira, Ribeira Brava.

A Oficina “Os frutos do nosso Jardim”, é dirigida ao público adulto.

As inscrições deverão ser feitas até o dia 20 de março, através de

Telefone: 291 145326, ou e-mail: semuseuetnografico@gmail.com

Atividade gratuita.

Esta atividade, no âmbito da exposição temporária “ARRIBAR – Artes de Cura e Proteção", que está patente ao público até 4 de abril, é promovida pelos Serviços Educativos e coordenada pela Técnica do museu, Jenie Camacho.

Os participantes poderão conhecer o modo de confeção do doce de pitanga, com uma prova de degustação, acompanhado de um chá, das folhas da pitangueira do nosso jardim, que possui, propriedades medicinais.

Trata-se de um fruto rico em vitamina A, C e licopeno, um composto com propriedades antioxidantes, que lhe dá a coloração vermelha, e possui baixa percentagem de açúcar.

Poderão, pois, usufruir de uma experiência com um misto de sabores e memórias, no ambiente bonito e tranquilo do jardim do museu.

A oficina de confecção do doce, será orientada por Maria Fernanda Gonçalves, que irá transmitir o seu “saber-fazer”.

Numa conversa informal, vamos abordar, também, a origem dos chamados “doces de fruta” e a importância da grande produção do açúcar madeirense que, até então, tinha o estatuto de produto medicinal e que era utilizado, como matéria-prima, na confeção caseira e conventual da nossa doçaria tradicional.

A pitangueira, originária da América do Sul, adaptou-se muito bem ao nosso clima ameno, floresce de dezembro a março e pode dar fruto várias vezes ao ano, durante a primavera, verão e até outono.

A pitanga é um pequeno fruto vermelho vivo, de sabor agridoce e apimentado. Na culinária é muito utlizada em compotas, pudins, chás e até em bebidas alcoólicas, como a tradicional poncha.


Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.