Pesquisar

Exposição “O Natal na Casa da Calçada”

Até 18 de janeiro de 2026. Na Casa-Museu Fre­de­rico de Frei­tas. A mos­tra apre­senta uma lei­tura inti­mista do Natal de outros tem­pos, evo­cando memó­rias que o espaço pro­cura par­ti­lhar com quem o visita. 16-12-2025 Direção Regional da Cultura
Exposição “O Natal na Casa da Calçada”

Com mais esta edi­ção, a Casa-Museu pro­cura atrair quem pre­tende conhe­cer ou revi­ver tra­di­ções e cos­tu­mes madei­ren­ses liga­dos ao Natal.
A expo­si­ção inclui ainda algu­mas novi­da­des que, habi­tu­al­mente, aca­bam por ser os prin­ci­pais des­ta­ques. Geral­mente, tra­tam-se de pre­sé­pios ou Meni­nos Jesus de ori­gem local, pouco conhe­ci­dos, que gra­ças ao con­tri­buto de cole­ci­o­na­do­res e ins­ti­tui­ções públi­cas ou pri­va­das, podem ser exi­bi­dos nesta época.
No Jar­dim de Inverno, volta a erguer-se o emble­má­tico pre­sé­pio de rochi­nha, com­posto por gruta, poios, ribei­ras e vege­ta­ção abun­dante. O cená­rio envolve a Sagrada Famí­lia, as nar­ra­ti­vas do Nas­ci­mento e o con­junto de “pas­to­res” que ilus­tram anti­gos usos e cos­tu­mes do quo­ti­di­ano regi­o­nal.
o longo da casa, sur­gem outros pre­sé­pios, regi­o­nais e naci­o­nais, data­dos dos sécu­los XVIII, XIX e XX, ins­ta­la­dos em dife­ren­tes divi­sões. Entre eles, des­ta­cam-se as ima­gens do Menino Jesus entro­ni­zado em esca­di­nhas e as cai­xas de pre­sé­pio dos sécu­los XVIII e XIX. Na Casa de Jan­tar e na Sala do Chá, ser­vi­ços de por­ce­lana ori­en­tal e euro­peia, pra­tas e cris­tais são reti­ra­dos dos armá­rios e ganham pro­ta­go­nismo sobre mesas e ban­de­jas mon­ta­das a rigor.


A visita aos pre­sé­pios da Casa-museu Fre­de­rico de Frei­tas é gra­tuita e decorre de terça a sábado, entre as 10h00 e as 17h30.


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.