Este site utiliza cookies para uma melhor experiência de navegação. Ao navegar está a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre a nossa política de cookies aqui.

Artefactos em Palmito

Exposição Itinerante do Museu Etnográfico da Madeira (MEM). 31-05-2019 DRC
Artefactos em Palmito

ATÉ 15 SETEMBRO

Parque Temático da Madeira – Santana

Exposição Itinerante do Museu Etnográfico da Madeira (MEM).

Desde os primórdios da humanidade, que o homem soube sabiamente aproveitar os meios que a natureza colocava ao seu dispor.

O artesanato em palmitos (folhas de palmeira) é um exemplo do aproveitamento de um recurso natural para a confeção de objetos utilitários. Com esta matéria- prima concebem-se vários tipos de chapéus, carteiras, cintos e forros para copos e garrafas.

A produção de artefactos em palmito possui uma longa tradição na nossa Região, em especial na Ilha do Porto Santo, decorrente do grande número de palmeiras ali existentes, devido às condições naturais favoráveis para o desenvolvimento daquela planta: um clima tropical, com terrenos áridos.

Esta exposição pretende dar a conhecer os artesãos e os processos de confeção dos artefactos em palmito (folhas de palmeira) com destaque para os chapéus do Porto Santo, confecionados pelas artesãs Maria Otília Melim e Salomé Melim.


Anexos

Descritores