Este site utiliza cookies para uma melhor experiência de navegação. Ao navegar está a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre a nossa política de cookies aqui.

Exposição Temporária "Lapinhas e Presépios com Fibra"

No arquipélago da Madeira atribui-se aos presépios a designação de lapinha, sendo a sua conceção um dos rituais com mais tradição. 29-11-2019 DRC
Exposição Temporária "Lapinhas e Presépios com Fibra" Exposição Temporária "Lapinhas e Presépios com Fibra"

13 dezembro a 12 janeiro

Sala de exposições do Museu Etnográfico da Madeira.

 

No arquipélago da Madeira atribui-se aos presépios a designação de lapinha, sendo a sua conceção um dos rituais com mais tradição. 
A configuração destes presépios sofreu alterações ao longo dos tempos. Se antigamente o Menino Jesus era entronizado em escadinhas, mais tarde generalizou-se o uso da chamada rochinha, inspirada na orografia da ilha e nos costumes tradicionais e, nas casas mais abastadas, existiam os presépios de caixa. Com o objetivo de salvaguardar este ritual da conceção do presépio e valorizar e divulgar os presépios tradicionais madeirenses, o museu procede, anualmente, à montagem dos dois presépios tradicionais de escadinha e de rochinha.
A exposição deste ano, que se divide em duas partes, estarão também patentes ao público, as coleções de presépios de artífices madeirenses, que, aproveitando os recursos naturais existentes na ilha, utilizaram fibras vegetais como matéria-prima, quer na confeção de figuras tradicionais, quer na conceção de presépios modernos, nomeadamente âmago de figueira, palha de bananeira, palha de trigo e palha de milho.