Este site utiliza cookies para uma melhor experiência de navegação. Ao navegar está a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre a nossa política de cookies aqui.

"Artefactos em Urze"

Com esta exposição, o MEM pretende dar a conhecer os processos de confeção de diferentes artefactos, confecionados com madeira de urze, uma espécie endémica cuja madeira é muito resistente e duradoura. 02-03-2020 DRC
"Artefactos em Urze" "Artefactos em Urze"
2 MARÇO a 27 SETEMBRO

Parque Temático da Madeira – Santana
Exposição itinerante do Museu Etnográfico da Madeira (MEM).
Com esta exposição, o MEM pretende dar a conhecer os processos de confeção de diferentes artefactos, confecionados com madeira de urze, uma espécie endémica cuja madeira é muito resistente e duradoura. Com esta matéria-prima os artesãos confecionam cestaria, utensílios relacionados com a faina agrícola ou utensílios domésticos.
Com a urze constroem-se ainda as tradicionais varandas, ou as estruturas designadas popularmente por mato bardo, ou seja, as sebes que, nas zonas costeiras, protegem a vinha e as culturas, do vento e da maresia. 
Algumas referências na nossa toponímia são testemunhos da importância desta planta e da sua presença no arquipélago. Esta espécie possui também algumas propriedades medicinais.

Anexos

Descritores