Pesquisar

DAR A VER – Ilha do Porto Santo

A Secretaria Regional de Turismo e Cultura através da Direção Regional da Cultura e da Direção de Serviços de Património dá continuidade ao projeto DAR A VER, tendo por centro a Casa Colombo – Museu do Porto Santo e dos Descobrimentos Portugueses e a Igreja de Nossa Senhora da Piedade. 03-05-2024 Direção Regional da Cultura
DAR A VER – Ilha do Porto Santo

A Secretaria Regional de Turismo e Cultura através da Direção Regional da Cultura e da Direção de Serviços de Património dá continuidade ao projeto DAR A VER, tendo por centro a Casa Colombo – Museu do Porto Santo e dos Descobrimentos Portugueses e a Igreja de Nossa Senhora da Piedade. Esta atividade tem por base a ideia da divulgação do património artístico existente no Arquipélago da Madeira, e neste caso em particular, da Ilha do Porto Santo, e a sua relação com o panorama nacional e internacional, que implica sempre um trabalho multidisciplinar das equipas técnicas da Direção Regional da Cultura, com trabalhos de investigação, classificação, conservação e restauro das obras de arte, assim como novos projetos de museologia e museografia.

A Dr.ª Rita Rodrigues, no dia 10 de maio, pelas 19 horas, fará uma breve apresentação da Igreja Matriz do Porto Santo, para centrar este DAR A VER numa pintura do século XVII, «Noli me tangere» (“Não me toques”), assinada, em 1653, pelo pintor protobarroco português Martim Conrado, que trabalhou em Lisboa com Avelar Rebelo, pintor régio de D. João IV, e respondeu a várias encomendas para a Ilha da Madeira, entre 1646 e 1653.  A pintura «Noli me tangere», exposta numa capela lateral da igreja, evoca o episódio descrito por São Marcos e São João, nos seus Evangelhos, e refere as palavras de Cristo dirigidas a Santa Maria Madalena quando esta reconheceu Jesus depois da Ressurreição. Simboliza ainda uma forma de perdão, pois Cristo escolheu Maria Madalena para uma das suas aparições.


Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.