Pesquisar

Festival de Órgão da Madeira

O 9º Festival de Órgão da Madeira – teve lugar entre os dias 19 e 28 de Outubro, com 11 Concertos, em 10 Igrejas / Conventos, envolvendo 4 concelhos – surge, mais uma vez, na base de um programa diversificado. 19-12-2018 Direção Regional da Cultura
Festival de Órgão da Madeira

O 9º Festival de Órgão da Madeira – teve lugar entre os dias 19 e 28 de Outubro, com 11 Concertos, em 10 Igrejas / Conventos, envolvendo 4 concelhos – surge, mais uma vez, na base de um programa diversificado que, tendo como principal objetivo a divulgação do património organístico existente na Região, afirma-se, também, como um cartaz turístico-cultural de referência, considerado, aliás, como um dos melhores Festivais de Órgão da Península Ibérica.


Um Festival que, simultaneamente, promove o património edificado de caráter religioso onde estes instrumentos se encontram e fomenta, junto do público residente e visitante, o interesse por um género musical diferente.

Ao integrar as Comemorações alusivas aos 600 Anos do Descobrimento das nossas Ilhas, este Festival apresenta-se, nesta sua 9ª edição, enriquecido nos seus conteúdos, renovado na sua temática e, pela primeira vez, descentralizado ao Porto Santo, sob a temática “Seis séculos de música para órgão”. Apresenta, também e pela primeira vez, uma componente formativa sob o formato de Masterclasses e de interação com a comunidade que, naturalmente, virão reforçar a sua aproximação ao público e consequente afirmação.

A integração nos 600 Anos e o facto de programarmos concertos exclusivos a cada século veio imprimir, aliás, uma maior riqueza, diversidade e diferenciação a este evento cultural que, naturalmente, se esperam correspondidas pelo público já fiel a esta iniciativa mas, também, por novos públicos – sejam turistas ou residentes – que queiram, nesta semana, viver uma experiência cultural diferente, no nosso destino.

Atendendo ao histórico desta realização e à procura crescente que tem vindo a ser manifestada, nas suas anteriores edições, acreditamos que as novidades introduzidas, este ano, servirão para valorizá-la, ainda mais, enquanto parte integrante da oferta cultural de qualidade que é disponibilizada na Região mas, também, enquanto cartaz de excelência que tem vindo a conquistar os nossos turistas e que deve, por isso mesmo, consolidar-se como uma referência singular no panorama nacional e europeu.

E sendo este um Projeto que resulta de várias sinergias, agradeço, de forma muito reconhecida, a colaboração que tem vindo a ser mantida com a Diocese do Funchal e a total disponibilidade de todas as Igrejas envolvidas, assim como também reconheço a dedicação e o profissionalismo do Professor João Vaz, diretor artístico do Festival de Órgão da Madeira, que muito tem contribuído não só para a evolução deste evento mas, também, para a promoção do conhecimento e da maior valorização do património organístico regional.
 
— Paula Cabaço — 
Secretária Regional do Turismo e Cultura

 

Site oficial - Festival de Órgão da Madeira 



Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.