Pesquisar

Exposição “A Madeira e os Ventos da Emigração”

A mostra itinerante “A Madeira e os Ventos da Emigração”, estará patente ao público, no Museu Etnográfico da Madeira, de 9 a 27 de abril, de 2024. 09-04-2024 Direção Regional da Cultura
Exposição “A Madeira e os Ventos da Emigração”

A mostra itinerante “A Madeira e os Ventos da Emigração”, estará patente ao público, no Museu Etnográfico da Madeira, de 9 a 27 de abril, de 2024.

Com curadoria da ex-jornalista Sara Moura, composta por 85 fotografias, algumas inéditas, retrata a realidade da Região nos três primeiros quartéis do século XX, e o quotidiano das suas gentes que, vivendo uma realidade marcada pelo fosso entre ricos e pobres, se viram forçadas a emigrar em busca de melhores condições de vida, acabando por levar o nome e a herança cultural da Madeira além-fronteiras.

Está dividida em sete capítulos. O primeiro mostra o Funchal, 'A Capital Cosmopolita', a primeira cidade construída por europeus fora da Europa. O segundo demonstra os "Visitantes Ilustres".

Seguem-se os capítulos "Ilhas de Contrastes", a "Descoberta de Novos Mundos", a "Guerra Colonial", os "Retratos" e por último os "Navios de Emigração".

Esta é uma mostra promovida pela Secretaria Regional de Educação, Ciência e Tecnologia, através da Direção Regional das Comunidades e Cooperação Externa, em parceria com o Museu de Fotografia da Madeira – Atelier Vicente's e com o Centro De Estudos História Do Atlântico, e com o apoio da Câmara Municipal da Ribeira Brava e da Secretaria Regional de Turismo e Cultura, através da Direção Regional da Cultura/Museu Etnográfico da Madeira.


Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.