Pesquisar

DAR A VER – Ilha do Porto Santo

A Secretaria Regional de Turismo e Cultura através da Direção Regional da Cultura e da Direção de Serviços de Património dá continuidade ao projeto DAR A VER, tendo por centro a Casa Colombo – Museu do Porto Santo e dos Descobrimentos Portugueses e a Igreja de Nossa Senhora da Piedade. 03-05-2024 Direção Regional da Cultura
DAR A VER – Ilha do Porto Santo

A Secretaria Regional de Turismo e Cultura através da Direção Regional da Cultura e da Direção de Serviços de Património dá continuidade ao projeto DAR A VER, tendo por centro a Casa Colombo – Museu do Porto Santo e dos Descobrimentos Portugueses e a Igreja de Nossa Senhora da Piedade. Esta atividade tem por base a ideia da divulgação do património artístico existente no Arquipélago da Madeira, e neste caso em particular, da Ilha do Porto Santo, e a sua relação com o panorama nacional e internacional, que implica sempre um trabalho multidisciplinar das equipas técnicas da Direção Regional da Cultura, com trabalhos de investigação, classificação, conservação e restauro das obras de arte, assim como novos projetos de museologia e museografia.

O Dr. Francisco Clode de Sousa, no dia 11 de Maio pelas 18horas, fará a apresentação da escultura «Virgem de Goa», incorporada na Casa Colombo – Museu do Porto Santo e dos Descobrimentos Portugueses, recentemente ampliado e com novo projeto de museografia, tendo por princípio ordenador a localização histórica da Ilha do Porto Santo na origem do grande movimento dos descobrimentos portugueses nos séculos XV, XVI e XVII. A obra em análise, remete-nos para a história de Goa, que desde meados do século XVI e por todo o século XVII, será a sede do comércio português no Oriente, mas também a ancora da missionação. Os artífices locais interpretaram novos conceitos e novas imagens, que nascem dessa simbiose entre oriente e ocidente.


Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.