Este site utiliza cookies para uma melhor experiência de navegação. Ao navegar está a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre a nossa política de cookies aqui.

Património Cultural

O património cultural é a expressão específica de cada povo que ao longo dos séculos foi criando a sua identidade. 18-12-2018 DRC
Património Cultural O património cultural é a expressão específica de cada povo que ao longo dos séculos foi criando a sua identidade, fruto do tempo e do lugar e influenciado por viajantes de outras paragens, ao ritmo dos meios de transporte (das carruagens ao caminho de ferro, das caravelas ao barco a vapor), mas em que as condições do local (clima, topografia, materiais de construção disponíveis), as crenças e as religiões desempenharam um papel determinante em termos de adaptação e de evolução, tendo como consequência uma diversidade de formas e de materiais - diversidade que é hoje uma das qualidades mais fascinantes do património – hoje condicionada a evoluir com a mundialização da informação e o advento de uma cultura global.

A multiplicidade do património cultural define-se no seu universo territorial (dos monumentos à paisagem humanizada), na diversidade dos seus estados e significados (do imóvel ao imaterial, do erudito ao popular), conjugados com a dimensão temporal que lhe é conferida pela evolução da sociedade que o produz e que constantemente lhe adiciona valores e também pelo vida útil dos materiais.

Os valores patrimoniais são, sem dúvida, uma mais valia em relação ao futuro, por constituírem a base cultural em que a sociedade actual pode buscar inspiração para a construção do património de hoje.

Listagem dos imóveis classificados - Região Autónoma da Madeira

 
Mais informações:

Pesquisar Património Cultural

Pesquisar o Inventário do Património Arquitetónico