Os referenciais de Português, Mundo Atual e Matemática procuram sobretudo o desenvolvimento de capacidades, a aquisição de competências e a mudança de comportamentos, mais do que fixarem-se apenas na apropriação de conhecimentos. Assim e para que o jovem ou o adulto se possa movimentar com segurança em todos os sistemas em que se encontra inserido e que constituem a complexa sociedade contemporânea, em mudança acelerada, pretende-se: 1.Valorizar todos os saberes de que o aluno é portador (resultantes da sua vida familiar, profissional, social e escolar); 2.Pôr o acento na qualidade das competências a adquirir mais do que na quantidade de conhecimentos a acumular; 3.Desenvolver a criatividade, a abertura à novidade, o espírito de iniciativa e o espírito crítico; 4.Colocar o aluno no centro do processo pedagógico, respeitando o ritmo de cada um, individualizando o processo de ensino-aprendizagem. Consideram-se, por isso, como grandes finalidades destes referenciais que: 1) No plano pessoal - o jovem ou o adulto se descubra a si próprio e descubra o valor dos seus saberes, aumentando a sua autoestima, isto é, descubra a sua identidade. 2) No plano social - o jovem ou o adulto adquira novos conhecimentos, atitudes e competências que contribuam para a melhoria da sua qualidade de vida e que lhe permitam integrar-se e agir com independência na comunidade. 3) No plano profissional - o jovem ou o adulto possa gerir o seu percurso, valorizando os seus conhecimentos anteriores, adquirindo uma estrutura afetivo-inteletual que o torne apto para a autoformação e para a mudança. Estes referenciais de Português, Mundo Atual e Matemática devem ser considerados como grandes linhas de orientação que caberá ao professor adequar ao público concreto com o qual trabalha, podendo ser aprofundados, em determinados aspetos para os alunos que pretendem continuar estudos ou adaptados no caso de públicos com necessidades específicas de aprendizagem. Cada professor deve a partir deste referenciais elaborar o seu programa de aprendizagem considerando as caraterísticas do grupo que tem em presença.