Pesquisar

Comunidade quer Marítimo em digressão na África do Sul

Rui Abreu, esteve em Durban, na província de KwaZulu Natal. 12-03-2022 Direção Regional das Comunidades e Cooperação Externa
Comunidade quer Marítimo em digressão na África do Sul

O diretor regional das Comunidades e Cooperação Externa, Rui Abreu, esteve ontem (dia 12 de março) em Durban, na província de KwaZulu Natal, onde vive uma grande comunidade madeirense.

Naquele que foi quarto dia de visita oficial à África do Sul, Rui Abreu esteve na Associação Portuguesa de KwaZulu Natal, e almoçou com a Academia do Bacalhau. Sempre com membros da comunidade madeirense. “Encontrei uma comunidade ativa, empenhada e otimista em relação ao futuro”, disse, elogiando a participação cívica e o compromisso dos madeirenses com aquele país de acolhimento.

“Nunca é demais lembrar que a nossa diáspora é conhecida em todos os cantos do mundo como uma comunidade trabalhadora e cumpridora, que contribui para o crescimento económicos dos países onde está radicada”.

A África do Sul não foge à regra. Rui Abreu encontrou vários concidadãos, alguns deles conhecidos internacionalmente, que honram não só a Madeira, mas também a África do Sul.

Foi o caso do árbitro internacional, Victor Gomes de 39 anos, natural da África do Sul, filho de madeirenses, naturais da cidade do Funchal, que esteve hoje com o responsável pela pasta das Comunidades.

Recorde-se que Victor Gomes é arbitro da FIFA desde 2012, é árbitro de elite da CAF (Confederação Africana de Futebol), e foi nomeado para o Campeonato do Mundo de Futebol .

“Victor Gomes é uma pessoa muito acarinhada não só pela Comunidade, como também pelo povo sul-africano”, constatou Rui Abreu, continuando: “É um orgulho ter um madeirense com o palmarés do Victor Gomes, ele é o melhor árbitro do continente africano”.

Sobre a mesa estiveram outros temas desportivos, nomeadamente, a possibilidade de o Clube Sport Marítimo fazer uma digressão à Africa do Sul, como chegou a fazer em tempos.

“Uma visita do Marítimo à África do Sul seria algo importante para os nossos concidadãos, que gostariam muito de ver a sua equipa jogar com as principais equipas sul-africanas”, referiu, sublinhando que irá reforçar esta pretensão da Comunidade junto dos responsáveis pelo Clube.

A tarde deste sábado ficou reservada para uma visita ao Supermercado Food Lover’s Market, localizado no Centro Comercial Musgrave, um negócio detido por empresários madeirenses.


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.