Pesquisar

Rui Abreu em Jersey no Portuguese Food Festival

“Enche-nos de orgulho a forma como os madeirenses contribuíram com o seu trabalho e o seu empenho para a economia de Jersey." 26-08-2022 Direção Regional das Comunidades e Cooperação Externa
Rui Abreu em Jersey no Portuguese Food Festival

O diretor regional das Comunidades e Cooperação Externa, Rui Abreu, vai estar presente esta sexta-feira, dia 26 de agosto, na abertura oficial do Portuguese Food Festival, que decorre até à próxima segunda-feira, em Jersey.
O evento, um dos mais importantes festivais portugueses de gastronomia, regressa este ano após uma paragem forçada de dois anos devido à pandemia. Uma oportunidade para Rui Abreu voltar a uma comunidade que bem conhece e que é ilustrativa da forma como os madeirenses estão integrados nos vários países de acolhimento.
“Os madeirenses representam entre 12% a 15% da população da ilha de Jersey, estão perfeitamente integrados e são uma comunidade exemplar ao nível do trabalho e do contributo que dão aos diferentes setores económicos”, resumiu Rui Abreu, destacando os muitos casos de emigrantes, que com trabalho e perseverança construíram empresas de sucesso.
“Enche-nos de orgulho a forma como os madeirenses contribuíram com o seu trabalho e o seu empenho para a economia de Jersey. É também por isso, que é um prazer redobrado visitar esta comunidade”, continuou o diretor regional das Comunidades, que vai dedicar o primeiro dia da visita a esta ilha do Canal, ao Portuguese Food Festival.
É a 11.ª edição do evento que junta milhares de pessoas no Peoples Park, no centro da cidade de Saint Helier, capital da ilha. O festival é bastante apreciado e visitado não só pela Comunidade, mas por toda a população de Jersey. “Demonstra duas coisas. Primeiro, que os madeirenses não esquecem a Madeira, e isso está patente no Portuguese Food Festival que congrega gastronomia, cultura e música portuguesa. Em segundo, a Comunidade desempenha um importante papel na promoção da Madeira, tal é o entusiasmo que a restante população da ilha visita o evento”, nota Rui Abreu.
Na abertura oficial do evento estarão outras personalidades de Jersey, nomeadamente o presidente da Câmara de St. Helier, Simon Crowcroft, o Cônsul Honorário, Manuel Silva, e por último, mas não menos importante, o Conselheiro das Comunidades João Carlos Nunes, o grande impulsionador e dinamizador do Festival, que é também presidente do Comité da Geminação das cidades do Funchal e St. Helier.
Além da presença no Festival, onde vai contactar com a comunidade e comerciantes, Rui Abreu vai aproveitar esta deslocação oficial para visitar várias empresas de madeirenses. “Estamos em contato permanente durante todo o ano, através dos conselheiros, mas nada substitui a forma calorosa como somos sempre recebidos em Jersey”, disse o diretor regional.
“Irei contactar diretamente com os nossos conterrâneos , aproveitando também para conhecer as suas preocupações e dificuldades”.


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.