Pesquisar

“A Diáspora Portuguesa e a Internacionalização das PME” presidida por Albuquerque

A Conferência, organizada pela ACIF e pela AEP, mostrou aos empresários da diáspora como investir na Região e como os empresários regionais poderão potenciar as exportações e entrar para os mercados da diáspora. 02-12-2022 Direção Regional das Comunidades e Cooperação Externa
“A Diáspora Portuguesa e a Internacionalização das PME” presidida por Albuquerque

O presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque, e o diretor regional das Comunidades e Cooperação Externa, Rui Abreu, estiveram presentes, esta sexta-feira, na Conferência “A Diáspora Portuguesa e a Internacionalização das PME” que decorreu na sede da ACIF – Câmara de Comércio e Indústria da Madeira.
Uma iniciativa da ACIF e da AEP, que teve por objetivo, por um lado, mostrar como os empresários da diáspora poderão investir na Região e como os empresários regionais poderão potenciar as exportações e entrar para os mercados da Diáspora.
Miguel Albuquerque, que presidiu à sessão de abertura falou sobre competitividade, sobre a importância das boas ligações aéreas e digitais, captação de investimento, crescimento das exportações, crescimento da economia e criação de riqueza. 
Acima de tudo salientou o CINM como um dos maiores ativos em Portugal e na Região para a atração de investimento da Diáspora e investimento estrangeiro, alertando que Portugal deve apostar em políticas que criem um quadro atrativo para o investimento.
“Temos de ser os melhores”, concluiu, o presidente.
Rui Abreu, que foi moderador de um ilustre painel de empresários da Venezuela e da África do Sul que decidiram investir na Madeira, lembrou que mais de metade da recuperação urbana que está a ser realizado no Funchal resulta de investimentos da Diáspora.
Ainda assim, alertou que um dos principais entraves a uma maior rede de investidores da Diáspora está relacionado com a falta de voos da TAP nas rotas Venezuela-Madeira e África do Sul-Madeira, reiterando que a companhia aérea deverá assumir os seus deveres perante o país, as regiões autónomas e a Diáspora.


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.