Pesquisar

Rui Abreu destaca Rede Regional de Apoio ao Investimento da Diáspora 

O Diretor Regional das Comunidades viajou até Fátima para participar nos Encontros do PNAID 2022, que decorreu entre 15 e 17 de dezembro, e acolheu cerca de 500 de participantes. 17-12-2022 Direção Regional das Comunidades e Cooperação Externa
Rui Abreu destaca Rede Regional de Apoio ao Investimento da Diáspora 

O Diretor Regional das Comunidades e Cooperação Externa, Rui Abreu, viajou até Portugal Continental para participar nos Encontros do PNAID 2022 (Plano Nacional de Apoio ao Investimento da Diáspora), um evento que decorreu entre 15 e 17 de dezembro, e acolheu cerca de 500 de participantes.
“O PNAID visa promover o investimento da Diáspora, bem como as exportações e a internacionalização das empresas portuguesas através das Comunidades estabelecidas em países terceiros”, explicou o governante madeirense.
Apesar de não ter sido idealizado para as Regiões Autónoma, e ter pouco impacto para a Madeira, Rui Abreu entende que a Madeira, enquanto parte integrante do território nacional e local de origem de uma extensa comunidade além-fronteiras , deve estar presente nestes encontros. 
“O PNAID centra a sua intervenção no combate ao despovoamento do interior do país continental, e sabendo que este objetivo se baseia no princípio da coesão territorial, este deverá ser aplicado, igualmente, na Madeira e nos Açores”.
Foi por este motivo que a Madeira decidiu criar em 2020 a sua própria Rede Regional de apoio ao investimento da Diáspora (RRAID). 
“A RRAID, já formalmente constituída irá funcionar na Direção Regional das Comunidades e Cooperação Externa, e tem por objetivo captar e facilitar, ao nível logístico, o investimento da Diáspora na Madeira, esclarecendo os investidores acerca dos instrumentos existentes na Região e no País para apoio ao investimento”, explicou o responsável pela pasta das Comunidades Madeirenses. 
Nos Encontros do PNAID 2022, Rui Abreu aproveitou para encetar contactos com parceiros associativos da Diáspora, com entidades de atração de investimento, e com entidades institucionais, nomeadamente a Ministra Ana Abrunhosa, o Ministro das Comunidades de Cabo Verde, Jorge Santos, ou o deputado pelo círculo fora da Europa, Maló de Abreu.
Rui Abreu sublinhou que a DRCCE tem estado sempre presente nos eventos nacionais relativos à Diáspora, como foi exemplo o Fórum dos Gabinetes de Apoio aos Emigrantes e ao Investimento da Diáspora, em Idanha-a-Nova, em junho último, e agora nestes Encontros em Fátima.
Recorde-se, ainda, que em 2019, a Madeira foi a anfitriã do Encontro Intercalar do PNAID, no qual esteve presente o ex-presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso”, recordou Rui Abreu, explicando que o PNAID dá corpo ao Programa Nacional de Apoio ao Investidor da Diáspora.
 


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.