Pesquisar

Governo Regional promove cooperação entre a Madeira e os Açores

Rui Abreu manteve, esta quinta-feira, um encontro com membros da Casa da Madeira nos Açores e empresários madeirenses que operam em solo açoriano. 29-12-2023 Direção Regional das Comunidades e Cooperação Externa
Governo Regional promove cooperação entre a Madeira e os Açores

O diretor regional das Comunidades e Cooperação Externa, Rui Abreu, manteve um encontro de trabalho esta quinta-feira com vários membros da Casa da Madeira nos Açores (CMA), incluindo o presidente e vice-presidente desta instituição, Luís Ramos e Cláudio Alves.

Discutir e estabelecer formas de cooperação entre a Madeira e os Açores, através da CMA, e perceber as expetativas dos madeirenses residentes em solo açoriano foram os temas dominantes desta reunião, onde também estiveram presentes alguns empresários que operam no setor do turismo no arquipélago vizinho.

“O Governo Regional pretende aprofundar e reforçar os laços de proximidade, de cooperação e de solidariedade entre a Madeira e os Açores, duas regiões arquipelágicas com características semelhantes”, explicou o governante com a pasta das Comunidades.

Rui Abreu elogiou Casa da Madeira nos Açores lembrando o “papel importante” que esta instituição desempenhou aquando os incêndios que assolaram a Madeira este ano.

“Graças ao excelente trabalho desempenhado pela Casa da Madeira nos Açores, em articulação com a Associação Agrícola dos Açores, os laços solidários entre as Regiões Autónomas foram reforçados, com os agricultores açorianos a recolheram e a enviaram para a Madeira 46 toneladas de erva destinadas à alimentação dos animais que viram os seus pastos afetados, em especial na Calheta e no Porto Moniz.”

Rui Abreu lembrou ainda a importância das comunidades madeirenses residentes nos Açores. “Temos um historial de migração para o arquipélago vizinho. E são estes madeirenses e as novas gerações que mantêm vivas as nossas tradições nos Açores, através de iniciativas e eventos culturais e tradicionais madeirenses”. Daí esta reunião, também, ter servido para “debater o estado da comunidade nos Açores bem como o empreendedorismo dos madeirenses”, concluiu.


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.