Pesquisar

Menina da Camacha promoveu folclore madeirense no Brasil

Foi com profundo pesar que tomámos conhecimento do falecimento da nossa conterrânea Conceição Filomena Rodrigues, aos 89 anos, também conhecida como a “Menina da Camacha” 06-02-2022 Direção Regional das Comunidades e Cooperação Externa
Menina da Camacha promoveu folclore madeirense no Brasil

Foi com profundo pesar que tomámos conhecimento do falecimento da nossa conterrânea Conceição Filomena Rodrigues, aos 89 anos, também conhecida como a “Menina da Camacha”, natural do Sítio da Igreja, Camacha, emigrada em São Paulo, Brasil, desde 1955.
A Comunidade Madeirense em São Paulo ficou mais pobre com a partida de Conceição Filomena “Rodrigues, a mais jovem do grupo das “Três Meninas da Camacha”. A menina da Camacha, respeitada e enaltecida por todos, teve um papel de relevo na promoção do folclore, da cultura e das tradições madeirenses, através da Casa Ilha da Madeira de São Paulo, deixando um inestimável legado.
Conceição Filomena foi também uma das responsáveis pela construção que da Igreja de Nossa Senhora das Graças.
Mais pobre ficou também a Região e a Camacha, a terra que a viu nascer, onde integrou a primeira formação do Grupo Folclórico da Casa do Povo da Camacha, uma instituição que também se associou ao luto pela perda de Conceição Filomena.
O Governo Regional da Madeira, através da Direção Regional das Comunidades e Cooperação Externa, endereça à família enlutada as mais sentidas condolências.
Funchal, 06 de Fevereiro de 2022
O Diretor Regional das Comunidades e Cooperação Externa 
Rui Abreu
 


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.