Pesquisar

Madeirenses contribuem para a economia sul-africana

Rui Abreu, recebeu ontem a Cônsul Geral da República da África do Sul em Lisboa, Marlíne Ngwíra. 11-02-2022 Direção Regional das Comunidades e Cooperação Externa
Madeirenses contribuem para a economia sul-africana

O diretor regional das Comunidades e Cooperação Externa, Rui Abreu, recebeu ontem a Cônsul Geral da República da África do Sul em Lisboa, Marlíne Ngwíra , numa audiência de apresentação de cumprimentos, onde também esteve presente o Cônsul-honorário da África do Sul na Madeira, Gonçalo Nuno Santos.
A Comunidade Madeirense residente na África do Sul foi o tema central do encontro. Rui Abreu agradeceu, em primeiro lugar, a forma como os sul-africanos acolheram e integraram os madeirenses. Depois elogiou a fibra dos madeirenses, “um povo que se integra bem nos países de acolhimento, que arregaça as mangas, não vira as costas às dificuldades, supera obstáculos, não tem medo de aproveitar as oportunidades e engrandece quem os acolhe”.
Marlíne Ngwíra elogiou os madeirenses. “Temos uma grande comunidade Madeirense na África do Sul, que se integrou muitíssimo bem em todo o território”, disse referindo a existência de muitos edifícios em Pretória com referências à Madeira. 
Uma realidade que não é estanque a Pretória. “Na verdade, os madeirenses estabeleceram-se em todo o território sul-africano, em Pretória, na Cidade do Cabo, em Durban, em Joanesburgo”.
Por isso a diplomata sublinha a importância desta comunidade na economia do país. “A maioria dos madeirenses têm lojas comerciais, atua em vários sectores de atividade e emprega cidadãos locais, contribuindo para a criação de postos de trabalho e para o crescimento económico e financeiro da África do Sul”.


 


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.