Pesquisar

Rui Abreu estreita laços com pequenas comunidades

“Para além de reforçar os laços com a comunidade de Londres que é grande, queremos conhecer e estabelecer relações de proximidade com as nossas Comunidades mais pequenas, localizadas fora da capital britânica" 17-02-2022 Direção Regional das Comunidades e Cooperação Externa
Rui Abreu estreita laços com pequenas comunidades

O diretor regional das Comunidades e Cooperação Externa, Rui Abreu, visitou, esta quarta-feira, na cidade inglesa de Bournemouth o 'TUGA's Restaurant', o 'Água na Boca' e o 'Café Santa Cruz', estabelecimentos comerciais detidos por madeirenses que estão radicados naquela cidade costeira inglesa.
“Em Bournemouth, temos uma Comunidade muito recente, pequena e maioritariamente constituída por jovens, oriundos essencialmente dos concelhos do Funchal e de Câmara de Lobos, que são empreendedores”, elogiou o governante.
Rui Abreu sublinhou que os Madeirenses integram-se plenamente nos países de acolhimento, e prova disso é que pouco tempo depois de se radicarem em Bournemouth, vários madeirenses foram capazes de abrir o seu próprio negócio, contribuindo para o crescimento da economia local.
“Criaram o seu próprio negócio, criaram novos postos de trabalho, e contribuíram para a economia de um país que tão bem os acolheu.”

Interessante, também, é perceber algumas dinâmicas das migrações madeirenses, realçou. “Em Bournemouth, encontrámos madeirenses que saíram diretamente da Venezuela para se estabelecerem cá”.
Outros membros da comunidade desenvolvem a atividade profissional nos setores da hotelaria e da restauração, à semelhança daquilo que acontece um pouco por todo o Reino Unido e pelas ilhas do Canal: Jersey e Guernsey.
Rui Abreu acabou por apontar um dos grandes objetivos da DRCCE. “Para além de reforçar os laços com a comunidade de Londres que é grande, queremos conhecer e estabelecer relações de proximidade com as nossas Comunidades mais pequenas, localizadas fora da capital britânica, como é o caso desta, situada na costa sudoeste da Inglaterra, onde residem alguns (poucos) milhares de madeirenses. Queremos perceber a realidade da nossa Diáspora esteja ela radicada em grandes capitais ou em pequenas cidades. Todas são importantes, todas têm as suas especificidades e, como tal, queremos manter esta proximidade”.
 


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.