Pesquisar

Rui Abreu em visita de 12 dias à África do Sul

A visita inclui quatro das grandes cidades do país, onde estão radicadas as maiores Comunidades Madeirenses: Joanesburgo, Cape Town, Pretória e Durban. 08-03-2022 Direção Regional das Comunidades e Cooperação Externa
Rui Abreu em visita de 12 dias à África do Sul

O diretor regional das Comunidades e Cooperação Externa, Rui Abreu, em representação do Governo Regional, visita oficialmente a República da África do Sul, entre os dias 9 e 20 de março, percorrendo quatro das grandes cidades do país, onde estão radicadas as maiores Comunidades Madeirenses: Joanesburgo, Cape Town, Pretória e Durban.

Em apenas 12 dias, Rui Abreu irá percorrer mais de 25 mil quilómetros por ar, e outras tantas centenas de quilómetros por terra, para olhos nos olhos saber quais são as expetativas, os anseios e as preocupações dos Madeirenses radicados na África do Sul que, para além da pandemia, tiveram de lidar com os tumultos de julho de 2021.

“Finalmente a viagem à África do Sul será uma realidade”, referiu Rui Abreu, lembrando que a visita àquele país teve de ser “adiada por duas vezes”.

Ainda assim, continuou “apesar da pandemia nos ter separado fisicamente durante dois anos, conseguimos estar sempre muito presentes e atentos à nossa Comunidade na África do Sul, graças às novas tecnologias. Mas claro que a presença física é insubstituível, daí a nossa viagem para estarmos junto das nossas Comunidades de forma a aprofundar laços e construir novas pontes.”

A chegada a Joanesburgo (Aeroporto Internacional O R Tambo) está prevista para as 10h da manhã, do dia 9 de março. Segue-se a apresentação de cumprimentos e de boas-vindas pelos Conselheiros Madeirenses da Diáspora local. A parte da tarde ficará reservada para uma reunião com a Cônsul-Geral de Portugal em Joanesburgo, Graça da Fonseca, nas instalações consulares, e um encontro com a Diáspora no Consulado em Ernet Oppenheimer Road – Bruma.

Para o segundo dia (10 de março) estão agendadas duas visitas, uma ao Fórum Português (onde Rui Abreu reúne com o presidente desta Instituição), e outra ao Lar de Idosos Nossa Senhora de Fátima, em Brentwood Park.

A 11 de março, haverá tempo para visitar os comerciantes madeirenses do Mercado de Joanesburgo, e empresas de madeirenses, bem como a Casa Social da Madeira. Nesse mesmo dia, o diretor regional será recebido na Embaixada de Portugal na África do Sul, em Pretória, pelo Embaixador Manuel Carvalho.

Nos dois dias que se seguem (12 e 13 de março), o governante madeirense desloca para Durban, onde visitará a Associação Portuguesa do KwaZulu Natal, a Academia do Bacalhau, e o o Supermercado Food Lover’s Market. A missa de domingo (13 de março), na Igreja Portuguesa de São José, contará com a presença de Rui Abreu, seguindo-se um encontro com a Comunidade.

Para a manhã de segunda-feira (14 de março), está agendada uma visita à cadeia de supermercados da família Jesus, que foi vandalizada a 14 de julho de 2021. À tarde, a visita será às instalações Preccol Cold Storege, o maior armazém de refrigeração em KwaZulu Natal, detido por empresários madeirenses.

Na terça-feira (15 de março) Rui Abreu visita o Consulado Honorário de Portugal em Durban, e depois o Liceu DHS, que foi frequentado pelo poeta português, Fernando Pessoa.

Segue-se a viagem de Durban para Cape Town (16 de março), para no dia seguinte (17 de março) o responsável pelas Comunidades e Cooperação Externa manter um encontro com o Cônsul-Geral de Portugal para a Cidade do Cabo. À tarde haverá um almoço de trabalho com o Conselheiro Madeirense local e com as Comunidades, e uma visita à Associação cabo da Boa Esperança.

O dia 18 de março fica reservado para a viagem de Cape Town para Joanesburgo. No sábado (19 de março), Rui Abreu visitará vários negócios de empresários madeirenses em Joanesburgo, e no domingo (20 de março), o dia ficará reservado para encontros com a Comunidade e para uma missa a ser realizada na Igreja de Nossa Senhora de Fátima. A 20 de março, Rui Abreu despede-se de solo sul-africano regressando a Portugal.


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.