Pesquisar

GR prepara protocolo com a Guiné-Bissau para favorecer integração de guineenses na RAM

Governador de Bijagós da República da Guiné-Bissau, Fernando Lé, apresentou cumprimentos a Rui Abreu na passada quinta-feira, no Palácio do Governo. 16-09-2023 Direção Regional das Comunidades e Cooperação Externa
GR prepara protocolo com a Guiné-Bissau para favorecer integração de guineenses na RAM

O Governo Regional da Madeira, através da Direção Regional das Comunidades e Cooperação Externa, está a preparar um protocolo com a Embaixada da Guiné Bissau em Lisboa, para reforçar a integração de cidadãos guineenses na RAM.

Isto mesmo foi avançado por Rui Abreu, diretor regional das Comunidades e Cooperação Externa, após uma reunião mantida com o Governador de Bijagós da República da Guiné-Bissau, Fernando Lé, na passada quinta-feira, no Palácio do Governo.

“Este protocolo de cooperação, à semelhança de outros que já fizemos com Cabo Verde, Angola e Brasil, tem como objetivo facilitar uma melhor integração dos cidadãos guineenses na Madeira”, explicou Rui Abreu.

“Será criada uma espécie de ‘via verde’ entre o Governo Regional e a Embaixada da Guiné Bissau em Lisboa, uma vez que os cidadãos guineenses têm dificuldade, muitas vezes, em deslocar-se ao Continente para tratar dos seus processos”.

Assim, a DRCCE irá auxiliar a Embaixada no encaminhamento dos processos administrativos dos guineenses residentes e de passagem na RAM, vai proceder à triagem de documentos e encaminhar processos de forma célere para aquela representação diplomática em Lisboa.

“Isto possibilitará o reforço da imigração legal e organizada, a partir da Guiné-Bissau, mais concretamente a partir das ilhas guineenses, nomeadamente Bijagós, com quem temos uma relação de proximidade”, referiu Rui Abreu, sublinhando a importância da plena integração dos estrangeiros que vivem e trabalham na Região.


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.