Pesquisar

Rui Abreu com notícias dos EUA, Canadá e Jersey

O Diretor Regional das Comunidades e Cooperação Externa, Rui Abreu, reuniu esta quarta-feira, por videoconferência, com os Conselheiros da Diáspora em Jersey, João Carlos Nunes, nos Estados Unidos, Leonel Teixeira, e no Canadá, José Rodrigues. 09-09-2020 Direção Regional das Comunidades e Cooperação Externa
Rui Abreu com notícias dos EUA, Canadá e Jersey

O Diretor Regional das Comunidades e Cooperação Externa, Rui Abreu, reuniu esta quarta-feira, por videoconferência, com os Conselheiros da Diáspora em Jersey, João Carlos Nunes, nos Estados Unidos, Leonel Teixeira, e no Canadá, José Rodrigues, dando continuidade ao ciclo de reuniões que permite saber como se encontram as comunidades nos vários países de acolhimento.
João Carlos Nunes fez saber que em Jersey, dos 366 casos positivos e dos 32 óbitos, nenhum diz respeito a madeirenses, aproveitando para elogiar as medidas tomadas na Madeira para conter a pandemia. “Temos de louvar a Madeira, e todo o esforço que os governantes da Região fizeram para que o contágio não se alastrasse”, enalteceu.
Rui Abreu informou que “Jersey contactou a Madeira para saber qual o sistema que estávamos a implementar”, com o conselheiro a transmitir que quando os passageiros chegam à ilha do Canal fazem o teste à covid-19. “O sistema é idêntico”, disse João Carlos Nunes.
João Carlos Nunes informou que o governo local “tem feito um bom trabalho”, através da implementação de medidas de apoio às empresas e às pessoas que ficaram sem emprego. 
Pela voz do conselheiro Leonel Rodrigues, o diretor da DRCCE ficou a par daquilo que se passa com a comunidade madeirense estabelecida nos Estados Unidos da América. “Há avanços e recuos”, afirmou, dizendo que a esperança reside na descoberta de uma vacina eficaz, que permita travar o avanço do vírus e retomar a normalidade.
A atividade económica norte-americana está toda aberta, informou sublinhando que a comunidade cumpre com as regras sanitárias.
Do Canadá vêm noticias animadoras. O conselheiro José Assunção Rodrigues comunicou que “o país tem estado muito estável na crise pandémica” e que “neste momento está na fase 3 do desconfinamento”.
“Para um país com 37 milhões de habitantes, temos a registar cerca de 600 a 700 de novos casos de novas infeções, e a lamentar um total cumulativo de 9.000 óbitos, números baixos, quando comparados com outras realidades”, justificou.
O governo canadiano, que ainda mantém encerrados cinemas, teatros e recintos desportivos, tem apoiado as empresas em 70%, referiu, sublinhando que a indústria automóvel é aquela que mais apoios tem tido por parte do governo canadiano. “Não parámos de produzir. Produzimos seis dias por semana”, o que significa que o impacto económico no Canadá também é baixo. 

Canadá e EUA criticam serviços da TAP e SATA
Durante a videoconferência, as companhias aéreas da TAP e a da SATA foram alvo de várias críticas por parte dos conselheiros dos Estados Unidos e do Canadá. “Há muitas queixas das comunidades portuguesas”, apontaram Leonel Rodrigues e José Assunção Rodrigues, criticando “a alteração de horários, marcação e remarcação de viagens sem aviso prévio, e a má qualidade do serviço prestado, quer pela TAP, quer pela SATA”.
 


Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.