Pesquisar

Reino Unido: 90 mil já pediram Estatuto de Residente

Cerca de 90 mil madeirenses já requisitaram o Estatuto de Residência no Reino Unido. A informação foi avançada pelo diretor regional das Comunidades e Cooperação Externa, através de estimativa feita com os números oficiais disponibilizados pelo governo britânico 15-09-2020 Direção Regional das Comunidades e Cooperação Externa
Reino Unido: 90 mil já pediram Estatuto de Residente

Rui Abreu calcula que um terço do total das candidaturas portuguesas, dizem respeito a madeirenses. “Trata-se de um número aproximado, uma vez que o governo britânico disponibiliza os números por nacionalidade e não por região”, explicou.

Portugueses submeteram 286.390 candidaturas, 98% foram concedidas
Segundo os dados oficiais do governo britânico transmitidos à Direção Regional das Comunidades e Cooperação Externa (DRCCE), até 30 de junho foram submetidas 286.390 candidaturas para a obtenção do estatuto de residente.
Do total de candidaturas submetidas, 98% foram concedidas, ou seja, foram atribuídos 271.210 estatutos de residente, sendo que 60% resultaram na concessão do estatuto de residente permanente, e 38% no estatuto de residente temporário.
“Apenas 120 estatutos de residência foram recusados, um valor residual num universo de quase 300 mil candidaturas”, assegurou. Outros 2.500 foram retirados ou anulados e 2.000 foram consideradas inválidos, “por não obedecerem aos critérios que são obrigatórios para a obtenção do estatuto, como sejam contratos de trabalho, prova de residência ou descontos de segurança social.”
Segundo Rui Abreu estes são, igualmente, “números muito residuais, abaixo de um ponto percentual, tendo em conta o número global de pessoas que concorreram ao estatuto”. Por isso entende que “estes números são bastante satisfatórios.”
Destaque-se que das candidaturas submetidas, a esmagadora maioria, ou seja 267.690 (93%) são da Inglaterra, os restantes 7% dizem respeito às outras três nações: 5% da Escócia, 2% da Irlanda do Norte e 2% do País de Gales.
Do total de candidaturas de portugueses 81% são de adultos, ou seja, em idade ativa, têm entre 18 e 64 anos, 16% são menores de 18 anos e apenas 3% de nacionais com idade igual ou superior a 65 anos.
Rui Abreu sublinhou que, faltando ainda 10 meses para a conclusão do processo do pedido do estatuto de residência, os números são bastante positivos. “Estes são números muito satisfatórios”, constatou Rui Abreu, “e apesar dos meses em que os serviços não atenderam as pessoas presencialmente devido à crise pandémica, a verdade é que foram submetidas centenas de milhar de candidaturas, sendo que a esmagadora maioria foi deferida”.

Estatuto deverá ser pedido até 30 de junho de 2021
“A data limite para os cidadãos europeus residentes no Reino Unido submeterem candidaturas ao estatuto de residente é 30 de junho de 2021, ou seja, estamos a sensivelmente 10 meses do seu términus”, sublinhou o diretor regional das Comunidades e Cooperação Externa.
“O estatuto de residente é obrigatório para que os cidadãos europeus possam continuar a residir legalmente no Reino Unido, a partir de 1 de julho de 2021”, enfatizou Rui Abreu, referindo que “só assim poderá ser garantido o acesso ao mercado de trabalho, aos serviços médicos, aos serviços de educação, de segurança social, e demais serviços públicos”.


Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.