Pesquisar

Rui Abreu defende reforço nas relações bilaterais com os Açores

O Diretor Regional esteve nos Açores este fim de semana, e defendeu um reforço nas relações bilaterais entre as duas regiões autónomas 09-11-2020 Direção Regional das Comunidades e Cooperação Externa
Rui Abreu defende reforço nas relações bilaterais com os Açores

O Diretor Regional das Comunidades e Cooperação Externa, Rui Abreu, esteve este fim-de-semana na capital açoriana, Ponta Delgada, a convite do presidente da Casa da Madeira nos Açores, Duarte Chaves.
O governante defendeu , um reforço nas relações bilaterais a nível da cooperação entre as duas regiões autónomas, a dos Açores e da Madeira. Lembrando as Cimeiras realizadas entre os dois Governos Regionais, e dos acordos que daí saíram, Rui Abreu entende que “fica sempre a sensação que todos podemos fazer mais”. Por isso defendeu que este “é o momento de passar das palavras aos atos, é o momento de concretizar os acordos, é o momento de reforçar os laços entre as duas regiões irmãs”
Estrategicamente, as duas regiões autónomas têm um papel de dupla importância para o país, lembrou. “Portugal não seria o que é hoje sem as suas ilhas, que lhe conferem uma dimensão Atlântica. 
A Madeira também não seria o que é sem as suas Comunidades. E as duas regiões juntas são mais do que a soma das partes: Madeirenses e Açorianos, juntos, são mais de dois milhões e meio, espalhados por todos os continentes”, sublinhou.
Assim, entende que “um país que tem ilhas como as da Madeira e dos Açores, é um país afortunado”, permitindo a Portugal uma posição geopolítica mais preponderante num mundo globalizado.
Naquela que foi a primeira visita das Comunidades ao exterior, desde o início da pandemia, Rui Abreu, aproveitou para enviar a todos os madeirenses residentes nos Açores “uma saudação especial” do presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque, garantindo que o executivo vai continuar a apoiar as Casas da Madeira.
Rui Abreu aproveitou a ocasião para apresentar cumprimentos à presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, Maria José Lemos Duarte.


Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.