A Secretária Regional de Inclusão, Trabalho e Juventude, Paula Margarido, visitou as novas instalações da Tuna Universitária da Madeira (TUMa), no âmbito do Roteiro do Associativismo Juvenil, promovido pela área da Juventude, reforçando a importância do associativismo enquanto espaço de participação, aprendizagem, criação de relações e desenvolvimento pessoal dos jovens.
A TUMa, associação académica e cultural dedicada à promoção da música e das tradições académicas, tem desempenhado, ao longo de cerca de três décadas, um importante papel na dinamização da vida académica, aproximando diferentes gerações de estudantes e levando o nome e a cultura da Madeira a festivais e encontros dentro e fora da Região.
A associação encontra-se recentemente instalada num novo espaço, depois de cerca de uma década a funcionar em instalações de reduzidas dimensões. A mudança permitiu melhorar significativamente as condições para o desenvolvimento da sua atividade, dispondo agora de espaços próprios para reuniões, gestão e ensaios.
Durante a visita, Paula Margarido conheceu as diferentes áreas das novas instalações e parte do património que testemunha o percurso da TUMa, desde prémios conquistados a galhardetes e outras recordações dos intercâmbios realizados com tunas e instituições académicas nacionais e internacionais.
Atualmente, a TUMa reúne regularmente entre 20 e 25 elementos e mantém uma forte ligação a antigos estudantes que, mesmo depois de concluírem o seu percurso académico, continuam próximos da associação. Ao longo da sua história, mais de 200 tunos, de diferentes gerações, já passaram pela TUMa.
A Secretária Regional destacou precisamente esta dimensão humana do associativismo juvenil, sublinhando que “uma associação é muito mais do que as atividades que realiza. É um espaço onde os jovens aprendem a participar, a assumir responsabilidades, a trabalhar em conjunto e, sobretudo, onde constroem relações que muitas vezes permanecem para a vida”.
Paula Margarido salientou ainda o contributo da TUMa para a transmissão das tradições académicas entre gerações e para a projeção da Madeira, considerando que “quando apoiamos o associativismo juvenil, estamos a criar condições para que os jovens tenham voz, participem e construam comunidade”.
A atividade da TUMa é apoiada pela Direção Regional de Juventude, designadamente através do Programa de Apoio ao Associativismo Juvenil (PAAJ), que acompanha e incentiva o desenvolvimento de iniciativas destinadas a promover a participação dos jovens e a dinamização do movimento associativo juvenil na Região.
A direção da associação apresentou também as principais iniciativas previstas para os próximos meses. Entre elas encontra-se a participação, nos dias 6 e 7 de novembro, no XI Festival Internacional de Tunas Universitárias «Cidade de Lamego», bem como a realização, entre 3 e 5 de dezembro, do XXXI ETUMa – Festival de Tunas Universitárias da Madeira.
O encontro integrou ainda uma componente dedicada à transição dos jovens para a vida ativa. A técnica do Instituto de Emprego da Madeira, Ana Martins, deu a conhecer aos elementos da Tuna algumas das oportunidades existentes no mercado de trabalho e os instrumentos de apoio disponíveis para os jovens que estão a concluir ou já terminaram o seu percurso académico.
A visita contou ainda com a presença do Diretor Regional de Juventude, André Alves, da Diretora de Serviços Carla Berenguer e, em representação do Instituto de Emprego da Madeira, da técnica Ana Martins.