Pesquisar

Apresentação da Semana Europeia do Desporto

A intervenção do Diretor Regional de Desporto David Gomes. 22-09-2022 Direção Regional de Desporto
Apresentação da Semana Europeia do Desporto

A semana europeia do desporto (SED), emerge da identificação de elevados níveis de sedentarismo na população europeia, e particularmente de elevados índices de obesidade infantil.

Nesta semana, em todos os países da União Europeia e até em países que não fazendo parte da União Europeia aderiram a esta iniciativa, vamos ter uma intensa semana de promoção de atividade física, enquanto veículo privilegiado da saúde e bem-estar da população.

Assim, a Comissão Europeia lançou este projeto, cuja dinamização e desenvolvimento em Portugal, está a sob a responsabilidade do IPDJ, sendo que, na Região Autónoma da Madeira (RAM), compete à Direção Regional de Desporto (DRD) promover e assinalar a SED.

Deste modo, entre os dias 23 e 30 deste mês, a Direção Regional de Desporto (DRD) em parceria com as mais diversas entidades públicas e privadas, nas quais destaco os clubes e associações desportivas, irão promover e organizar uma série de atividades físicas e desportivas, com o objetivo de desafiar a participação da nossa população, em todos os sectores da nossa sociedade, na escola, no trabalho, em família, no desporto sénior, no desporto inclusivo.

Durante esta 3.ª edição da SED, nos vários dias temáticos, cujo programa se anexa, vamos promover no seio da nossa população cerca de 46 atividades, em mais de 20 modalidades, e nos 11 conselhos da RAM. Pretende-se superar a participação de 4000 mil participantes ativos, todavia, pretendemos contagiar para as dinâmicas da prática de atividade física muitos mais.

Destaque para a importância do Youth Sport Labs, promovido em colaboração com a Direção Regional de Juventude, criando-se um espaço de auscultação aos jovens, envolvendo cerca de 20 jovens da RAM num debate sobre a temática do desporto, nomeadamente, sobre a sustentabilidade do desporto ambiental, os jovens e o desporto, o desporto escolar, o desporto universitário e o fitness.

Quero igualmente enfatizar importância da entrega de louvores aos atletas regionais que mais se destacaram, nos quadros competitivos nacionais e internacionais, que ocorrerá no auditório do Jardim Municipal.

Venho também agradecer a disponibilidade do João Rodrigues, do Francisco Gouveia, da Paula Saldanha e do Bernardo Pereira, por terem aceitado o convite para serem embaixadores desta iniciativa, em representação da Madeira.

Eu quero ainda agradecer a todos os parceiros, desde logo à Coca Cola Europacific Partners, na pessoa do sempre inexcedível representante regional, Duarte Agrela, mas também às Direções Regionais de Educação e de Juventude, às Câmara Municipais que se associaram a este projeto, a todas entidades públicas e privadas.

Uma palavra de especial agradecimento ao associativismo desportivo regional, particularmente, às associações desportivas e clubes que organizaram atividades, adaptadas aos diferentes dias temáticos.

Por fim, termino exortando à participação massiva de toda a população, num esforço conjunto para a criação de uma sociedade mais ativa e produtiva – “Be Active”.

Consulte no link abaixo o programa

https://www.madeira.gov.pt//Portals/14/Documentos/Desporto/Semana%20Europeia%20do%20Desporto%20do%20Programa%20Regional%202022.pdf


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.