A secretária regional da Inclusão, também presente na cerimónia, sublinhou, a propósito da mesma: «Para além do reforço ao nível de recursos humanos – em 2022 entraram ao serviço mais de 100 pessoas – e ao nível dos serviços de proximidade, temos agora este reforço de viaturas, que vai melhorar, em muito, a intervenção de proximidade junto da população».
O contrato de renting tem a duração de 48 meses, tendo vigência até 30 de janeiro de 2027, tendo sido entregues, esta manhã, 7 das 11 viaturas elétricas que estarão ao dispor do Instituto de Segurança Social da Madeira.
A utilização das novas viaturas constituirá uma significativa mais-valia para a execução das políticas de ação social, e num melhor e mais eficaz desempenho das respostas sociais e atividades desenvolvidas pelo Instituto de Segurança Social da Madeira.
Estas novas viaturas vão contribuir para uma intervenção social de proximidade, junto dos indivíduos e famílias em situação de fragilidade, bem como de emergência social, tendo como objetivo prioritário encontrar respostas e medidas que promovam o bem-estar psicossocial e económico dos cidadãos, como forma de promover uma maior justiça e coesão social.
Permitirão a realização de visitas domiciliárias, um instrumento de trabalho que potencia o conhecimento do quotidiano das pessoas idosas, crianças, jovens e famílias, no seu ambiente de convivência familiar e comunitária, uma vez que permitem conhecer as condições da residência e do meio envolvente em que vivem e apreender aspetos do seu quotidiano nas relações intrafamiliares e de rede de vizinhança, aspetos esses que normalmente escapam ao contexto da entrevista de gabinete.
Em matéria de infância e juventude, nomeadamente nos processos de promoção e proteção, estas novas viaturas permitem fazer face ao elevado volume de serviço externo, quer para avaliação diagnóstica, quer para acompanhamento das medidas aplicadas pelos tribunais.
Por outro lado, a introdução de viaturas elétricas na frota automóvel do ISSM contribuirá para a prossecução do objetivo europeu da neutralidade carbónica em 2050, e implementação das medidas apresentadas pela Comissão Europeia através do pacote Fit for 55, que encara a mobilidade elétrica como um meio crucial para descarbonização da economia.