Pesquisar

Cerimónia de Abertura do Desporto Escolar 2012

"Na Europa, os segredos das ilhas" 01-02-2012 Direção Regional de Educação
Cerimónia de Abertura do Desporto Escolar 2012

"Na Europa, os segredos das ilhas"

 

Fundamentação do tema

“Platão ao ensinar que a educação é o único valor que se pode levar para o Além, afirmava que ela somente existe quando o ser humano se consegue libertar das ilusões das perceções meramente sensoriais e avançar para a realidade, alcançando as estâncias do bem, admitindo mesmo que a educação devia ser tida como a arte de converter a alma para o bem.” (Teixeira, 1993).
De facto, “Educar é promover mudança de hábitos, transformando moralmente a pessoa.”
A par e passo com a instrução, a educação tem por objetivo encaminhar o indivíduo ao processo de autoconhecimento para que realize as mudanças e melhorias necessárias ao seu progresso.
As metamorfoses profundas por que passa o ser humano, do instinto ao sentimento, da ignorância ao conhecimento, devem-se à instrução e à educação, que só atinge a verdadeira plenitude se for concebida e desenvolvida para todos. Somente uma educação bem estruturada será capaz de transformar as energias egoístas e orgulhosas e a indisciplina consciente ou inconsciente, nos campos do equilíbrio, da sanidade e da harmonia.
É a pensar no Homem como um todo (corpo e espírito) que o contributo do Desporto Escolar se revela necessário, pois consegue trabalhar os valores de cada um para o contexto geral da Vida.
O “Segredos das Ilhas” vem mostrar-nos a “riqueza natural” que se encontra à nossa volta, apesar do nosso alheamento e distração. Os nossos sentidos, habituados que estão aos barulhos de uma vida conduzida pela problemática económica, precisam de ser apurados para que possam sentir a sinfonia da Natureza.
Sim, “o Homem Madeirense e o Património Natural são, sem sombra de dúvida, os grandes fatores em que assenta e deverá assentar cada vez mais o desenvolvimento da Madeira” (Ramalho et al., 2010). Torna-se urgente, então, compreender este património, para saber protegê-lo e amá-lo…
O espetáculo será o resultado de um trabalho exaustivo de pesquisa, pessoal e coletiva e é um convite a um novo olhar em direção ao mar, à terra e ao ar que vivenciamos. Por outro lado, o grau de exigência do espetáculo irá permitir que o aluno faça outras descobertas em relação a si próprio: irá reconhecer que o êxito de todos depende do seu grau de empenhamento.
Deverá interiorizar o tema para ser uma personagem integral, disciplinar-se para que o todo não se perca pela sua fraqueza, dar o seu melhor para que o brilho, a alegria e a mensagem sejam transmitidos ao espectador que deseja ficar deslumbrado.


Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.