Pesquisar

Cerimónia de Abertura da Festa do Desporto Escolar 2010

"Conhecer para Conservar - Biodiversidade" 01-02-2010 Direção Regional de Educação
Cerimónia de Abertura da Festa do Desporto Escolar 2010

"Conhecer para Conservar -  Biodiversidade"

 

I - Fundamentação do tema

Comemorar o Ano Internacional da Biodiversidade é o objectivo principal da temática que o desporto escolar apresenta para a cerimónia de abertura da sua grande Festa. A biodiversidade traduz-se na quantidade de espécies de seres vivos existentes no planeta. Existem espécies adaptadas a ambientes tão diversos como o gelo da Antárctida ou fontes submarinas com actividade vulcânica e temperaturas superiores a 100ºC. Ainda se conhece pouco sobre a biodiversidade do planeta. Calcula-se que existam entre 10 a 20 milhões de espécies, das quais só 10% estão estudadas a nível científico!
O principal impacto da perda da biodiversidade é a extinção das espécies que são irrecuperáveis. O Homem é o principal responsável da perda da biodiversidade. Devido essencialmente a actividades humanas como a agricultura, a pesca, a indústria, os transportes e a urbanização de extensas partes do território, entre outras, observa-se que os ecossistemas e as espécies se encontram, a um nível global, cada vez mais ameaçadas, com a consequente diminuição da biodiversidade. As espécies têm sido exterminadas de maneira muito rápida pela acção humana, com uma taxa de extermínio 50 a 100 vezes superior aos
índices de extinção por causa natural. Esta tendência pode vir a ter, profundas implicações no desenvolvimento económico e social da comunidade humana, pois é frequentemente acompanhada por profundas alterações ambientais.
Neste contexto, o conceito de “Conservação da Natureza” tem vindo a evoluir precisamente no sentido de manutenção da biodiversidade.” (in net)
Numa interacção pedagógica aluno/ ambiente, o espectáculo irá de forma progressiva abordar esta temática, retratando a  biodiversidade da Região, dando a conhecer os valores que a nossa região abraça no seu habitat, trazendo ao público informações importantes para que possamos adoptar uma postura mais construtiva, frente aos actuais problemas ambientais. Num primeiro acto, propõe-se uma aula aberta, onde os actores principais serão as várias espécies de seres existentes na RAM, bem como a sua marcação no tempo: a Laurissilva da época Terciária.
Abrindo portas a outros pontos do planeta, será igualmente apresentado alguns dos principais ecossistemas mundiais, a importância dos recursos biológicos para o bem-estar de toda a humanidade, e uma chamada de atenção para a necessidade de uma maior consciência dos valores ambientais que permita um desenvolvimento sustentável, onde Homem e a Natureza saem reciprocamente valorizados.

 

Sinopse da apresentação gímnica e teatral em grande dimensão 

 

1º Acto – Aula aberta - Biodiversidade na RAM
“As ilhas encantadas escondem surpresas que só a pouco e pouco se revelam... exuberância da Madeira e da sua floresta, sensação que todos iam confirmando ao longo do tempo e que levaria, alguns séculos mais tarde, a ser a Laurissilva reconhecida pela humanidade como Património Mundial. (...)”*1+
Da época terciária aos nossos dias; Dos seres mais pequenos à evolução do homem!
Este acto terá como actores todos os alunos: 1ª,2º,3º e secundário, das áreas da dança, ginástica e teatro. Cerca de 2000 alunos.


2º Acto – A Natureza é força da Vida
Dançando a terra, a água e o ar, num hino à força da natureza como força da vida, os alunos em quatro grandes coreografias – 760 alunos cada - representarão as várias espécies de seres existentes na biodiversidade da RAM;


3º Acto – Os principais ecossistemas mundiais – Conhecer para conservar
Realizando o “Conhecer para conservar”, os alunos formam o planeta desenhando numa variedade de cores os principais ecossistemas mundiais existentes, e, em simultâneo, será dada uma explicação geral sobre a importância dos mesmos. De acordo com a explicação, os alunos irão alterar as cores, mostrando as consequências possíveis que poderão resultar dos
nossos actos. Numa apoteose final, todos os alunos, representando uma consciência mais esclarecida dos valores ambientais trarão a mensagem final que enaltecerá todos os projectos de desenvolvimento que visam uma melhor sustentação da vida na Terra onde o valor do Homem e a Natureza saem reciprocamente valorizados.


Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.