Pesquisar

Cerimónia de Abertura do Desporto Escolar 2014

"A Família" 01-02-2014 Direção Regional de Educação
Cerimónia de Abertura do Desporto Escolar 2014

A Família

 

Fundamentação do tema

“O Conselho da Europa, o Comité Económico e Social e a Presidência da U.E. começam a dar sinais de reconhecer a importância da Família para travar o inverno demográfico, o envelhecimento e a desagregação das sociedades europeias.
Assim, o ano de 2014 será consagrado a este importante tema, “A Família”, com uma agenda com os seguintes eixos:
- Travar o envelhecimento.

- Investir na coesão da família como fator de desenvolvimento em tempos de crise.

- Revalorizar a maternidade.”- IN NET

Tão importante como respirar é saber viver! Sendo a família a base de toda a sociedade, podemos afirmar que a família é a voz da sociedade! É o motor de arranque para qualquer construção que se queira realizar ao longo da vida…

Sem que essa voz seja forte, clara, meiga, assertiva, responsável e fraterna a sociedade tornar-se-á fria, arrogante, egoísta e rebelde!

Família, precisa-se!

É na família que se inicia todo o processo da Educação do individuo já que o ato de educar é algo muito mais profundo do que o que vigora neste momento onde os valores morais não se encontram no mesmo patamar que as grandes conquistas da inteligência.

Educar é um ato mais profundo, mais revelador. Indo à essência da palavra, poderemos compreender que a palavra Educar é formada por duas expressões latinas: Ex e ducare = Educar

Ex é uma partícula que indica para fora: extrair

DUCARE indica tirar, puxar, mover

Todas as vezes que pensamos no verbo educar estamos a pensar em puxar para fora, tirar para fora.

Isto indica que Educar no sentido de extrair leva-nos a uma reflexão: leva-nos ao ato de melhor conhecer a nossa criança: as suas más tendências para que sejam corrigidas e as boas para que sejam exaltadas. É necessário que a família se capacite e aprenda a refletir acerca dos elementos que a constituem desde o momento da conceção, do berço e das várias etapas de crescimento do individuo. Tarefa árdua e de renúncia que trará os seus frutos anos depois e que deverá ser, obrigatoriamente e maioritariamente, realizada pela família.

É no berço que tudo se inicia! É no seio familiar que tudo é possível.

A boa educação irá possibilitar a boa instrução! Só assim é que poderemos travar o inverno demográfico, o envelhecimento e a desagregação das sociedades europeias.

O homem da tecnologia e da cibernética chega ao estágio da grande conquista intelecto-moral, que é o passo certo na direção da sabedoria!

No falar do grande poeta Gabriel Garcia Marques, “Aprendi que todo mundo quer viver no topo da montanha, sem saber que a verdadeira felicidade está na forma de subi-la.”, depreendemos com esta afirmação que vale a pena saber subir bem!

A cerimonia de abertura da festa do Desporto Escolar  e Jogos Especiais 2014 associa-se a este grande tema “A Família”, relevando a sua importancia para a melhoria do mundo, num espectaculo de grande superfície, onde alunos dos varios níveis de ensino e  utentes da educação especial, e outros convidados, numa grande movimentação de luz cor e música irão oferecer ao longo de 3 Atos o desenrolar da tematica proposta.

 

Sinopse da apresentação gímnica e teatral em grande dimensão:

 

A Cerimonia iniciar-se-á com um desfile dos alunos representantes das escolas do primeiro ciclo do ensino básico ao secundário e alunos e utentes da Educação especial e respetivos padrinhos, seguido de algumas apresentações musicais e o espetáculo cultural e gímnico de grande superfície assim dividido:

 

1º Ato

Subtemas:

1.1 - Do berço à sociedade : Realidades

1.2 - Uma casa sem teto, família sem chão!

1.3 - Educar é

Os alunos transmitem ao espectador a mensagem pedagógica fazendo jus à fundamentação do tema.

 

2º Ato

Subtemas:

2.1- Sair da ilusão

2.2 - Dialogo na família: uma raridade? – A Avó conta a lenda dos Porcos-Espinhos

Os alunos representam a situação atual da sociedade que vivendo um momento de crise defronta-se com a necessidade de mudança de paradigma.

 

3º Ato

Subtemas:

3.1 - Ninguém como tu! – Homenagem aos avós

3.2 - A Casa – o lar – a chave: - Em tempos difíceis o Abraço permanece!

3.3 - Momento solene

Como material de reflexão, mensagem de esperança e confiança no futuro, neste ato, os alunos irão representar o projeto de vida onde a família compreende o seu papel preponderante na conquista dos valores necessários ao progresso da humanidade.

O espetáculo termina com o momento solene do acender a chama e os hinos interpretados pelo grupo infantil da Direção de Serviços da Educação Artística.


Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.