Este site utiliza cookies para uma melhor experiência de navegação. Ao navegar está a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre a nossa política de cookies aqui.
Pesquisar

Atletismo

Atletismo no Desporto Escolar da Região Autónoma da Madeira 16-07-2018 Direção Regional de Educação
Atletismo

O atletismo é uma das modalidades desportivas mais completas que um indivíduo pode praticar, sendo organizada em três disciplinas principais: corridas, saltos e lançamentos. Pode ser realizada em pista, na estrada e no campo (corta mato, trail running, etc).

No desporto escolar, o quadro competitivo é organizado em atividades regulares e pontuais. Nas atividades regulares, temos sete momentos competitivos que se realizam na pista.

 O escalão mais jovem, os benjamins/infantis 1, são organizados em pareceria com a AARAM (Associação De Atletismo Da Madeira). Oferecemos uma competição menos formal e mais divertida, como o próprio nome indica “Funathletics”, proporcionando aos alunos um conjunto variado de tarefas, sendo possível a participação de todas as crianças independentemente do seu desenvolvimento motor.

Os restantes escalões (infantis 2, iniciados, juvenis e juniores/seniores) realizam provas de velocidade com e sem barreiras, estafetas, meio fundo, saltos (comprimento e altura) e lançamentos (Vórtex e ou bola medicinal).

O Megasprinter e o Quilómetro jovem são atividades pontuais realizadas em pareceria com a ARRAM na pista de atletismo. O megaspinter, é uma competição em franca expansão, onde o atleta tem de executar, um lançamento, um salto e uma corrida de velocidade, pontuando de forma individual e coletivamente. No Quilómetro jovem, cada atleta tem de realizar apenas uma distância de 1000 m, no menor tempo possível.

Por último, o corta mato é uma das mais emblemáticas provas do calendário desportivo anual, onde a adesão de alunos/escolas tem vindo a aumentar ano após ano.

No desporto escolar da RAM, supõe se que o atletismo foi introduzido em 1979 pela antiga Delegação Da Direção Regional De Desporto no 1º ciclo do Ensino Básico, pelos Professores Honório Santos e José Serpa. A título de curiosidade, era comum nas provas percorrer uma distância, tendo em conta o ano civil, por exemplo: no ano 1980, percorriam 1980 metros. Posteriormente, em 1989/90, foi introduzido a modalidade de atletismo nos 2º, 3º ciclos e Secundário, pela Professora Irene Mendonça.

Atualmente, participam cerca de 230 alunos nas atividades regulares e nos pontuais 708 alunos.

 


Anexos

Descritores