Pesquisar

Cerimónia de Abertura do Desporto Escolar 2023

"Os dias que contam! É um manifesto à Vida: Paz - Saúde – Ambiente" 22-05-2023 Direção Regional de Educação
Cerimónia de Abertura do Desporto Escolar 2023

"Os dias que contam! É um manifesto à Vida: Paz - Saúde – Ambiente"

 

I - Fundamentação do tema

Ao longo dos séculos, muitas foram as situações, registadas na história da Humanidade, que nos envergonham. As guerras, a escravatura, o holocausto, o abuso contra os mais fracos, e muitas outras, gritantes. Por outro lado, surgiu uma série de doenças, cujo combate tem sido muito difícil.

Nos últimos tempos, a nova geração presenciou os horrores de uma pandemia que nos obrigou ao isolamento, separando famílias, fechando escolas, condicionando a economia dos países, provocando muitas mortes. Infelizmente, o mundo veio a conhecer mais um momento bélico: o conflito Rússia/ Ucrânia.

Os factos são evidentes e mostram que, na vida, todos os nossos atos têm consequências. No bem e no mal.

O alerta para a necessidade de uma educação integral, despertar para novas transformações, acordar as forças do bem que habitam em cada ser humano, para que os valores éticos falem mais alto, será a linha condutora de um espetáculo que se quer educativo, emotivo e de grande performance.

A Liga Portuguesa contra o Cancro associa-se, este ano, à nossa cerimónia, com um momento especial alusivo à prevenção desta doença. Mudanças individuais que terão eco no todo. Urge a necessidade de mudança para uma cultura de Paz, respeito e dignidade pela Vida.

 

Sinopse da apresentação gímnica e teatral em grande dimensão:

  • 1º ato – Lutas visíveis e invisíveis 
  • 2º ato – Paz e Saúde
  • 3º ato – Ambiente e Amor 
     

 


Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.