Pesquisar

Um dia especial de Golfe, um projeto da Atividade Motora Adaptada

O primeiro torneio de golfe realizado no âmbito da AMA teve lugar no passado dia 10 de maio. 15-05-2023 Direção Regional de Educação
Um dia especial de Golfe, um projeto da Atividade Motora Adaptada

O Golfe é uma modalidade desportiva com larga tradição na nossa ilha, que se encaixa na perfeição na bela natureza da nossa ilha, e que tem um impacto positivo na Madeira enquanto destino turístico. Portanto, era já mais do que devido uma abordagem um pouco mais alargada e completa desta modalidade, no âmbito da Atividade Motora Adaptada (AMA), dotando assim alunos e utentes com deficiência e necessidades especiais, de um conjunto de experiências motoras, vivências e oportunidades competitivas que, de outra maneira, não seriam possíveis.

A realização de atividades com este tipo de população, permite também dotar todos os agentes educativos e desportivos de um conjunto de experiências e competências que, eventualmente poderão ser traduzidos na melhoria de todo um conjunto de condições necessárias à prática de golfe adaptado e à possível organização de eventos no futuro, sejam eles locais, nacionais, ou até mesmo com expressão internacional.

De acordo com estas premissas, neste ano letivo nasceu o projeto “Um Dia Especial de Golfe”, através de uma parceria entre a Direção do Desporto Escolar e o Club de Golfe do Santo da Serra (CGSS). Nesta fase inicial, pretendeu-se apresentar esta modalidade a algumas escolas e instituições, escolhidas principalmente, pela sua proximidade geográfica e por questões logísticas. A escolha recaiu assim sobre o Centro de Reabilitação Psicopedagógico da Sagrada Família (CRPSF), a Escola Básica com Pré Escolar (EB/PE) Bartolomeu Perestrelo, a Escola Básica do 2º e 3º Ciclos (EB23) do Caniço, o Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão (CACI) de Santa Cruz e o CACI de Machico.

Ao longo deste ano letivo, estas escolas e instituições deslocaram-se, uma a uma, ao CGSS para praticar esta modalidade, tendo sido abordadas as técnicas base, as regras básicas e outros conhecimentos ligados à modalidade e ao funcionamento do Campo de Golfe do Santo da Serra. Estes curtos, mas marcantes momentos, culminaram num pequeno torneio realizado no passado dia 10 de maio, com a presença dos melhores 8 atletas, que competiram entre si para tentarem chegar ao topo da classificação, naquele que foi o primeiro torneio de golfe realizado no âmbito da AMA. Após várias pancadas e buracos, alguns deles realizados em "hole in one", a vitória sorriu ao Afonso Benedito do CRPSF. Nos restantes lugares do pódio seguiram-se o Alexandre Gouveia também do CRPSF e o Adrian Coelho da EB/PE Bartolomeu Perestrelo.

No final deste projeto era inegável a alegria e interesse dos participantes, bem como a satisfação dos docentes e responsáveis que dele fizeram parte. Assim, a vontade em continuar e expandir o projeto a outras escolas e instituições no próximo ano letivo ficou bem latente. Naturalmente, um projeto com estas características não seria possível sem a preciosa colaboração do Club Golfe do Santo da Serra, especialmente, o contributo incansável dos seus elementos que, ao longo do ano, acompanharam e ensinaram estes jovens, mais concretamente o António Cunha e o João Goes.


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.