Pesquisar

Homenagem dos 50 anos da 1.ª participação madeirense em campeonatos nacionais

Esta homenagem decorreu, no dia 25 de março, no Pavilhão do Funchal. 25-03-2022 Direção Regional de Educação
Homenagem dos 50 anos da 1.ª participação madeirense em campeonatos nacionais

Passados 50 anos da 1.ª participação madeirense em campeonatos nacionais ao nível do Desporto Escolar, a Secretaria Regional de Educação, Ciência e Tecnologia, através da Direção de Serviços do Desporto Escolar, da Direção Regional de Educação, e em colaboração com a Escola Secundária Jaime Moniz e a Associação de Basquetebol da Madeira, homenageou, no dia 25 de março, no Pavilhão do Funchal, os vencedores dos primeiros Campeonatos Escolares realizados na Madeira, no escalão de juvenis (15, 16 anos), assim como os primeiros representantes da Região – então Distrito - aos “I Campeonatos Nacionais Escolares”, organizados pela antiga Direcção Geral de Desportos (DGD), designadamente, a equipa de Andebol da Escola Industrial e Comercial do Funchal, orientada pelo professor José Moniz; a formação de Basquetebol do Liceu do Funchal, liderada pelo professor Vicente Franco; e a equipa de Voleibol da Escola Salesiana de Artes e Ofícios, orientada pelo professor José Serpa.

Os Campeonatos na Região, organizados pela então Delegação da DGD, decorreram entre fevereiro e março de 1972. Para além das escolas acima mencionadas, participaram o Colégio Nun’Álvares e o Externato Lisbonense. O torneio de basquetebol teve lugar na Quinta Vigia, os jogos de andebol decorreram nos recintos de cada escola participante e os de voleibol, no Pavilhão do Funchal. Na última semana de março do mesmo ano, tiveram lugar Campeonatos Nacionais Escolares. O campeonato de Andebol decorreu em Lisboa, o de Basquetebol em Coimbra e o de Voleibol em Vila Real. O Liceu do Funchal sagrou-se Campeã de Portugal, em Coimbra, na modalidade de Basquetebol, ao vencer ao vencer, no último jogo, o Liceu D. João III (Coimbra), por 58-51, num jogo realizado a 26 de março de 1972. O “capitão”, Rui Mâncio, foi eleito o Melhor Marcador do Campeonato.

Esta Homenagem contou com a presença do Secretário Regional de Educação, Jorge Carvalho, do Diretor Regional de Educação, Marco Gomes, do Diretor de Serviços do Desporto Escolar, Elmano Santos e dos representantes de todas as equipas referidas, vencedoras do Campeonato Escolar da Madeira, e com todos os elementos da equipa do Liceu do Funchal, campeã regional e nacional, entre outros convidados.

 

Pode consultar a notícia online no Jornal da Madeira.


Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.