Pesquisar

Boccia de Equipas

Esta competição teve lugar no passado dia 3 de maio, no pavilhão da Escola Básica com Pré-escolar Bartolomeu Perestrelo. 05-05-2023 Direção Regional de Educação
Boccia de Equipas

A Direção de Desporto Escolar promoveu, no passado dia 3 de maio, no pavilhão da Escola Básica com Pré-escolar Bartolomeu Perestrelo, a competição de Boccia em Equipas na qual 9 equipas oriundas de várias escolas e instituições da RAM se defrontaram. Ao contrário dos apuramentos de Boccia habitualmente realizados durante o ano letivo e dirigidos unicamente à competição individual, esta competição destinou-se, como o próprio nome refere, a equipas de 6 elementos, no máximo, com 3 jogadores em jogo. De acordo com o regulamento específico, cada equipa apenas teria de ter um aluno/utente com as características semelhantes àquelas dos jogadores da competição individual, enquanto os restantes jogadores não teriam de apresentar quaisquer limitações. Pretendia-se, assim, abrir esta modalidade a outras escolas e instituições que normalmente não têm atletas elegíveis para a sua prática.

A Escola Básica e Secundária de Santa Cruz ganhou na final à Associação de Paralisia Cerebral da Madeira. O jogo de atribuição dos 3.º e 4.º lugares foi disputado pela Associação Sem Limites e a Escola Básica e Secundária Padre Manuel Álvares, com a vitória a sorrir à primeira. O resto da classificação ficou destinada à equipa da casa, ao Centro de Reabilitação Psicopedagógica da Sagrada Família, à Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos Dr. Horácio Bento de Gouveia, ao Centro de Apoio à Deficiência Profunda e ao Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão do Funchal.

A próxima competição desta modalidade está marcada para dia 26 de maio, na parte da tarde e no mesmo espaço, desta vez integrada nas Atividades Motoras Adaptadas da Festa do Desporto Escolar 2023, da qual sairão os vencedores da competição individual deste ano letivo.

De referir ainda que esta competição teve a particularidade de contar com 20 formandos da ação de formação "Boccia-Modalidade Paralímpica", cujas funções de arbitragem e organização geral foram incluídas na componente prática. Esta formação, que teve como destinatários professores e técnicos superiores, forneceu um conjunto variado de conhecimentos que permitem uma melhor abordagem desta modalidade em contexto escolar e competitivo.


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.