Pesquisar

Áreas Artísticas 1.º Ciclo e Pré-Escolar

Áreas Artísticas 1.º Ciclo e Pré-Escolar - Coordenação Regional de Áreas Artísticas 10-07-2018 Direção Regional de Educação
Áreas Artísticas 1.º Ciclo e Pré-Escolar

 

Educação Pré-Escolar:
No ano letivo de 2004/2005 iniciou-se o apoio ao nível do pré-escolar, no âmbito das Expressões Artísticas Musical e Dramática – nas escolas do 1.º Ciclo do Ensino Básico com Pré-escolar (EB1/PE). Este apoio vem sendo alargado a outras instituições, apesar de ainda não termos a cobertura a 100%. Este trabalho é orientado pelos professores de apoio à expressão musical e dramática, em colaboração com os (as) respetivos (as) educadores (as) de infância, e em consonância com os planos e projetos de cada educador(a). Os professores de apoio que lecionam nestes níveis etários têm a oportunidade de complementar a sua formação inicial, frequentando a oferta de formação diversificada específica para a educação pré-escolar, no domínio artístico, promovida por esta instituição.

1.º Ciclo do Ensino Básico:
As práticas artísticas na Região Autónoma da Madeira (RAM) começaram há 30 anos, de forma sistemática, nas Escolas do 1.º CEB. Estas práticas são desenvolvidas mediante o apoio constante na área das expressões musical e dramática, com uma cobertura de 100%. Estas duas expressões são desenvolvidas por professores especialistas nas áreas artísticas designados por Professores de Apoio à Expressão Musical e Dramática, em regime de monodocência. Para além da aula curricular, todas as escolas em regime de ETI (Escola a Tempo Inteiro) são contempladas com uma “oferta” de cinco modalidades artísticas – Canto Coral; Expressão Dramática; Dança; Instrumental; Cordofones Tradicionais Madeirenses – no enriquecimento curricular.

Contacto:
Maria João Caires

Coordenador Regional das Áreas Artísticas

Quinta do Leme - Caminho de Santo António, n.º 285 – 9020-002 Funchal

 

Telefone: +351 291 740 560 / 963 029 922 / 963 029 985

E-mail: mariajoaoferreira@edu.madeira.gov.pt

www.madeira.gov.pt – dsea@madeira.gov.pt

 

 


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.