Pesquisar

Concurso "Um fantoche...uma história para (en)cantar"

Concurso de Expressão Dramática - Um fantoche… uma história para (en)cantar, direcionado a crianças de educação pré-escolar da Região Autónoma da Madeira. 24-04-2021 Direção Regional de Educação
Concurso "Um fantoche...uma história para (en)cantar"

A Secretaria Regional de Educação, Ciência e Tecnologia, através da Direção Regional de Educação - Direção de Serviços de Educação Artística (DSEA), promove o Concurso de Expressão Dramática - Um fantoche… uma história para (en)cantar, direcionado a crianças de educação pré-escolar da Região Autónoma da Madeira.

Neste concurso, propõe-se que os educadores de infância construam um fantoche com a envolvência das crianças, apelando à sua originalidade e criatividade, tendo como suporte algumas das histórias da Equipa de Animação da DRE/DSEA, levadas à cena, nos estabelecimentos de educação da RAM, ao longo destes últimos 39 anos.

Deste concurso resultará uma exposição de todos os trabalhos recebidos.

 

Este concurso tem como principais objetivos valorizar a expressão dramática - uma componente artística fundamental para formação integral da criança – e incentivar a criatividade das crianças, através de experiências artísticas diversificadas e significativas.

 

A presença de um fantoche é frequente no ambiente educativo, pois é um excelente auxiliar no conto e reconto de histórias. Facilita o educador na tarefa da comunicação e da expressão, uma vez que ao manipular o fantoche está a dar-lhe vida, tornando-o real e concreto para as crianças, expressando emoções e sentimentos através da voz e do movimento, durante a sua manipulação. Para a criança, o fantoche torna-se real no seu imaginário, envolvendo-a no jogo simbólico, acreditando que o fantoche tem vida própria, sendo capaz de dialogar e ouvir o que “ele” está a contar, sem se aperceber que é o educador quem o manipula.

 

A entrega dos trabalhos deverá ser realizada até ao dia 11 de junho de 2021, os quais serão avaliados por um júri que selecionará os 5 melhores trabalhos.


Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.