Pesquisar

A magia das sombras - 2.º Concurso de Expressão Dramática

A Magia das sombras é o título do 2.º Concurso de Expressão Dramática levado a efeito pela Secretaria Regional de Educação, Ciência e Tecnologia – Direção Regional de Educação, através da Direção de Serviços de Educação Artística – direcionado a crianças de educação pré-escolar da Região Autónoma da Madeira 11-05-2022 Direção Regional de Educação
A magia das sombras - 2.º Concurso de Expressão Dramática

A Magia das sombras é o título do 2.º Concurso de Expressão Dramática levado a efeito pela Secretaria Regional de Educação, Ciência e Tecnologia – Direção Regional de Educação, através da Direção de Serviços de Educação Artística – direcionado a crianças de educação pré-escolar da Região Autónoma da Madeira. Este concurso tem como principais objetivos valorizar a expressão dramática - uma componente artística fundamental para formação integral da criança – e incentivar a criatividade das crianças, através de experiências artísticas diversificadas e significativas. Deste concurso, resultará uma exposição a ter lugar no Centro Comercial La Vie.

 

O teatro de sombras chinesas é um importante recurso pedagógico na área da expressão dramática, sendo potenciador de uma aprendizagem integrada e vivenciada, que recorre a uma linguagem pluridisciplinar, possibilitando o desenvolvimento das capacidades expressivas da criança. Trazido para a Europa a partir do século XVII, com origem na China, esta forma popular de entretenimento é considerada Património Cultural Intangível do Mundo. É uma arte ancestral de contar de histórias, cujas figuras utilizadas, assim como a tela, são construídas a partir de materiais que permitem a passagem de luz e fáceis de manipular. Neste âmbito, é possível criar imagens e movimentos bastante realistas através de figuras que podem ser negras ou coloridas. Num jogo de sombra e luz, um manipulador pode fazer as figuras parecerem andar, dançar, lutar, acenar com a cabeça, cantar, rir… Muitos dos efeitos podem ser alcançados através da movimentação, tanto das figuras, quanto da fonte de luz. A sua natureza mágica e poética convida ao jogo e à experimentação, estimulando a imaginação e a criatividade.

 

DESTINATÁRIOS

· O concurso destina-se a todas as crianças da educação pré-escolar da RAM.

 

INSCRIÇÕES

· As inscrições estarão abertas até ao dia 20 de maio de 2022, através do email equipaanimacao.dsea@edu.madeira.gov.pt, indicando o nome da Instituição e o nome, contacto e email do educador responsável.

· Após as inscrições, a organização entrará em contacto com o responsável para apoiar o desenrolar do processo.

 

CRITÉRIOS DE PARTICIPAÇÃO

· A participação será feita por sala ou por instituição;

· Os trabalhos apresentados deverão ser originais, realizados pelas crianças com a ajuda do educador;

· Cabe ao educador ou à escola submeter os trabalhos das crianças para concurso;

· Os trabalhos submetidos a concurso serão devolvidos às instituições, após a sua exposição.


Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.