Pesquisar

aCORDE 2022

aCORDE 2022 - de 1 a 5 de fevereiro na ALRAM e Online 25-01-2022 Direção Regional de Educação
aCORDE 2022

A Secretaria Regional de Educação, Ciência e Tecnologia, através da Direção Regional de Educação - Direção de Serviços de Educação Artística, promove o aCORDE 2022, um evento que se realiza no âmbito da comemoração do Dia Regional dos Cordofones Tradicionais Madeirenses - a decorrer na Assembleia Legislativa da Região Autónoma da Madeira, entre os dias 1 e 5 de fevereiro.  

 

O Dia Regional dos Cordofones Tradicionais Madeirenses foi criado pelo Governo Regional da Madeira, em fevereiro de 2019, tendo sido eleito o dia 4 de fevereiro, como forma de homenagear Carlos Santos, o autor do livro “Tocares e cantares da ilha”, com a data da sua publicação em 1937. A definição de um dia específico para abordar esta temática visa uma maior consciencialização da população sobre a importância de preservação e divulgação daqueles instrumentos, reforçar o turismo cultural e científico-pedagógico, consagrar e salvaguardar a história dos cordofones tradicionais madeirenses, enaltecer e motivar os artistas que criam, executam e compõem para estes instrumentos e defender a sua origem e a dos instrumentos que dele advêm, como o ukulele e o cavaquinho brasileiro. 

 

Assim, a Assembleia Legislativa da Região Autónoma da Madeira acolhe a 5.ª edição desta iniciativa que conta igualmente com o apoio de algumas instituições que promovem o ensino e a preservação da história dos cordofones tradicionais madeirenses, nomeadamente, o Conservatório – Escola Profissional das Artes da Madeira, a Associação Musical e Cultural Xarabanda e a AFERAM - Associação de Folclore e Etnografia da Região Autónoma da Madeira. 

 

Esta edição do aCORDE, tem início no dia 1 de fevereiro com a abertura da exposição que contempla trabalhos realizados por alunos das escolas dos ensinos básico e secundário da RAM, nomeadamente alunos que frequentam a Modalidade Artística de Artes Plásticas. Participam nesta iniciativa 18 escolas, com 54 trabalhos e as obras patentes nesta exposição são assemblagens/colagens/pinturas realizados sobre madeira. Ainda nesta sessão de abertura, às escolas da Região Autónoma da Madeira e no âmbito da prática instrumental e Cordofones Tradicionais Madeirenses, será entregue uma edição em livro promovida pela AFERAM - Associação de Folclore e Etnografia da Região Autónoma da Madeira. Após os discursos oficiais do Exmo. Presidente da Assembleia Legislativa da Madeira, Dr. José Manuel Rodrigues e do Exmo. Secretário Regional de Educação, Dr. Jorge Carvalho, e para concluir o primeiro dia deste evento, haverá um momento musical por alunos e professores do Conservatório – Escola Profissional de Artes da Madeira, onde os Cordofones Tradicionais Madeirenses surgirão em destaque. 

 

O aCORDE 2022, para além da reedição de atividades de edições anteriores, como diversos momentos musicais, exposição de expressão plástica, promoção do evento nas redes socias ou visitas guiadas dos alunos participantes à Assembleia Legislativa da RAM, terá como principais novidades o primeiro Concurso Regional de Cordofones e a atribuição de um novo prémio na categoria “Jovem revelação”, pela relevância artística atribuída a um jovem executante, compositor, editor ou construtor no âmbito Cordofones Tradicionais Madeirenses.  

 

No salão nobre da ALRAM, serão também apresentados dois concertos inéditos, nomeadamente, dia 4 de fevereiro, pelas 21:00, com a participação conjunta do grupo Si que brade, Orquestra de Ponteado, Grupo de Folclore da Casa do Povo de Santana e Grupo Folclórico da Casa do Povo da Camacha. No dia 5, pelas 18:00 horas, num concerto intitulado aCORDE Erudito, onde o músico e professor Pedro Gonçalves fará a estreia do Concertino para Braguinha em Sol menor “Três Lendas de Machico”, uma obra de sua autoria composta para Braguinha e Orquestra de Cordas interpretada por alunos do Conservatório. 

 

O aCORDE 2022 contará ainda com a presença do músico e professor, Daniel Pereira Cristo, um dos maiores ativistas de instrumentos tradicionais portugueses, que promoverá um uma palestra e uma oficina de formação com o tema “Cordofones Tradicionais Portugueses”.  


Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.