Pesquisar

ESCOLartes 2022

Uma iniciativa integrada na Semana Regional das Artes 2022, a decorrer nos dias 2 e 3 de junho, pelas 15 horas, no Auditório do Centro de Congressos da Madeira. 26-05-2022 Direção Regional de Educação
ESCOLartes 2022

A Secretaria Regional de Educação, Ciência e Tecnologia, através da Direção Regional de Educação - Direção de Serviços de Educação Artística, apresenta, uma vez mais, o ESCOLartes, uma iniciativa que reúne exibições de teatro, música e dança envolvendo centenas de alunos de várias escolas do 1.º ciclo do ensino básico do Município do Funchal e da Escola Básica e Secundária de Santa Cruz e que terá lugar nos dias 2 e 3 de junho, às 15h00 no Auditório do Centro de Congressos da Madeira (Casino).

Este ano, pela primeira vez, a organização assume este espetáculo como um evento preparatório da Semana Regional das Artes 2022.

 

No dia 2 de junho, as escolas do Funchal apresentarão o projeto “Não há Planeta B”, contando com a participação de 220 alunos do 1.º ciclo do ensino básico.

 

Sinopse:

Inspirada na história de “O Principezinho”, de Antoine Saint-Exupéry, e com o objetivo de alertar para a problemática da poluição dos oceanos, a história intitulada: Não há Planeta B, conta-nos a chegada do principezinho ao nosso planeta, onde encontra o oceano coberto de lixo que, não só, “fere” a paisagem, mas também, prejudica a fauna e flora.

O Principezinho e a raposa sabem que o planeta terra como perigo e fazem um apelo à humanidade em defesa dos oceanos, apresentando propostas para minimizar e solucionar o grave problema do lixo que todos os dias invade os oceanos.

A história termina com uma mensagem de esperança. Ainda vamos a tempo de salvarmos os oceanos, de salvarmos o nosso único e belo planeta!

 

 

No dia 3 de junho, a Escola Básica e Secundária de Santa Cruz irá apresentar o projeto Magia das Artes e conta com a participação de 55 alunos dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e secundário.

 

Sinopse:

O projeto Magia das Artes tem como objetivo consciencializar as pessoas a abrandarem o seu ritmo de vida caótico e olharem à sua volta. Pensar sem correrias, observar as coisas importantes, aquelas que quando estão atarefadas não veem. Para isto, conta com a adaptação da história do Aladino na qual o génio tem o poder de realizar desejos através da sua lâmpada mágica.

Sendo uma peça musical inclusiva, pretende levar o público a tomar consciência do outro e, pelas asas da imaginação, da criatividade, e da inovação, reconhecer o que é preciso curar para dar um novo sentido à vida.

Com base naquilo de bom que a Diferença nos traz, entramos nesta viagem mágica reconhecendo o valor da diversidade artística e do Ser.

Para, permite-te sentir e questiona-te…. Onde está o amor?

 

 

Este é um evento com entrada gratuita estando o acesso à sala sujeito a reserva através do número 291 145 756.

Será também realizada a gravação de ambos os espetáculos pela RTP-Madeira cuja transmissão dos mesmos será anunciada posteriormente.

 

 

Escolas Participantes:

 

Dia 2 de junho

 

EB1/PE da Achada – Professor Responsável Rolando Varela

Externato Júlio Dinis – Professora Responsável Susana Vilar

Colégio Infante D. Henrique – Professora Responsável Sofia Fernandes

EB1/PE de São Filipe e Externato Adventista – Professora Responsável Fernanda Ferreira

EB1/PE de São Martinho – Professor Responsável Carlos Cruz

EB1/PE/C Prof. Eleutério de Aguiar – Professora Responsável Paula Gonçalves

 

Dia 3 de junho

 

Escola Básica e Secundária de Santa Cruz – Professora Responsável Susana Abrantes

 

 

 


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.