Pesquisar

Escolartes arranca com lotação esgotada no Centro de Congressos da Madeira

Este evento reúne exibições de teatro, música e dança envolvendo centenas de alunos de várias escolas do 1.º ciclo do Funchal e da Escola Básica e Secundária de Santa Cruz, nos dias 2 e 3 de junho. 02-06-2022 Direção Regional de Educação
Escolartes arranca com lotação esgotada no Centro de Congressos da Madeira

A Secretaria Regional de Educação, Ciência e Tecnologia, através da Direção Regional de Educação, apresenta o ESCOLartes, uma iniciativa que reúne exibições de teatro, música e dança envolvendo centenas de alunos de várias escolas do 1.º ciclo do ensino básico do Município do Funchal e da Escola Básica e Secundária de Santa Cruz e que terá lugar nos dias 2 e 3 de junho, às 15h00 no Auditório do Centro de Congressos da Madeira (Casino).

 

Este ano, pela primeira vez, a Direção de Serviços de Educação Artística assume este espetáculo como um evento preparatório da Semana Regional das Artes 2022.

 

No dia 2 de junho, as escolas do Funchal apresentarão o projeto “Não há Planeta B”, que conta com a participação de 220 alunos de várias escolas do 1.º ciclo do ensino básico, designadamente, a Escola Básica do 1.º Ciclo com pré-escolar (EB1/PE) da Achada, Externato Júlio Dinis, Colégio Infante D. Henrique, EB1/PE de São Filipe, Externato Adventista, EB1/PE de São Martinho e Escola Básica do 1.º Ciclo com pré-escolar e Creche Prof. Eleutério de Aguiar. Trata-se de uma história inspirada em “O Principezinho”, de Antoine Saint-Exupéry, que alerta para a problemática da poluição dos oceanos: o Principezinho e a raposa chegam ao nosso planeta onde encontram o oceano coberto de lixo que, não só, “fere” a paisagem, mas também, prejudica a fauna e flora. Sabendo que o Planeta Terra corre perigo, fazem um apelo à humanidade em defesa dos oceanos, apresentando propostas para minimizar e solucionar o grave problema do lixo que todos os dias invade os oceanos. A história termina com uma mensagem de esperança. Ainda vamos a tempo de salvarmos os oceanos, de salvarmos o nosso único e belo planeta!

 

No dia 3 de junho, a Escola Básica e Secundária de Santa Cruz irá apresentar o projeto Magia das Artes, que conta com a participação de 55 alunos dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e secundário. Trata-se de uma adaptação da história do Aladino na qual o génio tem o poder de realizar desejos através da sua lâmpada mágica. Este projeto consiste numa peça musical inclusiva que, por um lado, tem como objetivo consciencializar as pessoas no sentido de abrandarem o seu ritmo de vida caótico e olharem à sua volta. Pensar sem correrias, observar as coisas importantes, aquelas que quando estão atarefadas não veem. Por outro lado, pretende levar o público a tomar consciência do outro e, pelas asas da imaginação, da criatividade, e da inovação, reconhecer o que é preciso curar para dar um novo sentido à vida. Com base naquilo de bom que a Diferença nos traz, entramos nesta viagem mágica reconhecendo o valor da diversidade artística e do Ser. Pára, permite-te sentir e questiona-te…. Onde está o amor?

 

 

O ESCOLartes é um evento com entrada gratuita, sujeito a reserva através do número 291 145 756.

Os espetáculos serão gravados pela RTP Madeira e a transmissão dos mesmos será anunciada posteriormente.

 

Pode consultar a notícia online no Diário de Notícias.


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.