Pesquisar

DRE participa na 5.ª edição do ÀCORDA

A 5.ª edição do evento “ÀCORDA- Encontro de Cordofones Tradicionais Portugueses”, teve lugar no dia 15 de outubro, no auditório do Conservatório de Música de Coimbra. 17-10-2022 Direção Regional de Educação
DRE participa na 5.ª edição do ÀCORDA

A Secretaria Regional de Educação, Ciência e Tecnologia, através da Direção Regional de Educação, participou este fim de semana na 5.ª edição do evento “ÀCORDA- Encontro de Cordofones Tradicionais Portugueses”, que se realizou no dia 15 de outubro, no auditório do Conservatório de Música de Coimbra.

Os encontros “ÀCORDA” nasceram movidos pela consciência comum da necessidade e importância de preservação dos saberes tradicionais no que respeita às práticas musicais e instrumentais. Neste sentido, o Instituto Politécnico de Coimbra, aliou-se, mais uma vez, à Cátedra UNESCO em Património Imaterial e Saber-Fazer Tradicional da Universidade de Évora, ao Centro de Investigação do Instituto de Etnomusicologia - Centro de Estudos em Música e Dança (INET-md) de Aveiro e à Câmara Municipal de Coimbra, para levar a cabo mais uma edição deste evento no qual os Cordofones Tradicionais Madeirenses - braguinha, viola de arame e rajão – tiveram um lugar de destaque.

Neste âmbito, de destacar a participação de Natalina Cristóvão Santos, Diretora de Serviços de Educação Artística da Direção Regional de Educação, que fez uma comunicação sobre a prática dos cordofones tradicionais madeirenses na Educação. Do programa constou igualmente um concerto pedagógico protagonizado pelo Quarteto Moritz com a interpretação comentada de vários temas, alguns dos quais, composto por Roberto Moritz e, ainda, a intervenção do jovem Francisco Jesus que irá partilhar a sua experiência enquanto intérprete e construtor de cordofones madeirenses.


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.