Pesquisar

Dia Mundial do Teatro

A Secretaria Regional de Educação, Ciência e Tecnologia, através da Direção Regional de Educação - Direção de Serviços de Educação Artística (DSEA) – comemora a 27 de março de 2023, pelas 11horas, no Centro Cultural John dos Passos, o Dia Mundial do Teatro. 24-03-2023 Direção Regional de Educação
Dia Mundial do Teatro

A Secretaria Regional de Educação, Ciência e Tecnologia, através da Direção Regional de Educação - Direção de Serviços de Educação Artística (DSEA) – comemora a 27 de março de 2023, pelas 11horas, no Centro Cultural John dos Passos, o Dia Mundial do Teatro.

Para comemorar este dia, foi proposta a realização de uma apresentação teatral dos alunos, intitulada Hora T, no âmbito do projeto da Modalidade Artística de Expressão Dramática/Teatro em desenvolvimento nas escolas do ensino básico e secundário da RAM. Nesta apresentação, sugeriu-se o recurso a uma performance de teatro de rua, em que atrizes e atores, crianças e jovens, utilizem o seu corpo e/ou a sua voz em prol da construção estética em espaço aberto. A Hora T irá realizar-se no turno da manhã às 10h30 e/ou no turno da tarde às 15h30. De entre as várias técnicas que os docentes poderão utilizar, temos mímica, declamação de um poema ou um excerto de um poema, frases ou excerto de um texto, entre outras.

A par da atividade supracitada, haverá uma comemoração do Dia Mundial do Teatro, no Centro Cultural John dos Passos, envolvendo as escolas EBS da Ponta do Sol, EBS/PE da Calheta, participando com cerca de 35 alunos, apresentando cada um dos estabelecimentos um sketche teatral, e uma intervenção de teatro de rua pela escola EB1/PE de Ladeira e Lamaceiros. A idealização de cada trabalho coube aos 5 professores responsáveis, que nos irão presentear com diferentes temáticas e formas de representação, tendo 85 alunos EB1/PE/C da Ponta do Sol a assistir. O evento conta ainda com a participação como convidado, o artista/professor Pedro Araújo Santos que é uma referência neste âmbito do Teatro que fará uma intervenção com os presentes.

O Dia Mundial do Teatro é celebrado a 27 de março e foi criado em 1961 pelo Instituto Internacional do Teatro. O teatro é uma forma de arte que atravessou os tempos desde o homem primitivo. É uma arte que é vivida e transmitida de forma intensa e profunda. É um espelho que o ser humano criou para autodescrever-se e trespassar as suas vivências aos seus descendentes através de uma forma didática, aumentando os níveis de criatividade e comunicação. Através da expressão dramática, há uma aquisição de capacidades e competências, desde a primeira infância, que irá contribuir para o desenvolvimento do indivíduo de forma progressiva e integrada.


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.