Pesquisar

A Magia das sombras - Concurso de Expressão Dramática

2.º Concurso de Expressão Dramática levado a efeito pela Secretaria Regional de Educação, Ciência e Tecnologia – Direção Regional de Educação, através da Direção de Serviços de Educação Artística – direcionado à Educação Pré-Escolar (RAM). 19-04-2023 Direção Regional de Educação
A Magia das sombras - Concurso de Expressão Dramática

A Magia das sombras é o título do 2.º Concurso de Expressão Dramática levado a efeito pela Secretaria Regional de Educação, Ciência e Tecnologia – Direção Regional de Educação, através da Direção de Serviços de Educação Artística – direcionado à Educação Pré-Escolar (RAM). Este concurso tem como principais objetivos valorizar a expressão dramática - uma componente artística fundamental para formação integral da criança – e incentivar a criatividade das crianças, através de experiências artísticas diversificadas e significativas. Deste concurso, resultará uma exposição no Museu Casa da Luz. Nesta segunda edição do concurso será dado realce ao teatro de sombras chinesa, um importante recurso pedagógico na área da expressão dramática, sendo potenciador de aprendizagens integradas, possibilitando o desenvolvimento das capacidades expressivas da criança. Trazido para a Europa a partir do século XVII, com origem na China, esta forma popular de entretenimento é considerada Património Cultural Intangível do Mundo. É uma arte ancestral de contar de histórias, cujas figuras utilizadas, assim como a tela, são construídas a partir de materiais que permitem a passagem de luz e fácil manipulação. Neste âmbito, é possível criar imagens e movimentos bastante realistas através de figuras que podem ser negras ou coloridas. Num jogo de sombra e luz, um manipulador pode fazer as figuras parecerem andar, dançar, lutar, acenar com a cabeça, cantar, rir… Muitos dos efeitos podem ser alcançados através da movimentação, tanto das figuras, quanto da fonte de luz. A sua natureza mágica e poética convida ao jogo e à experimentação, estimulando a imaginação e a criatividade.

 

As inscrições estarão abertas até o dia 19 de maio de 2023, através do email equipaanimacao.dsea@edu.madeira.gov.pt.

Para mais informações, consulte o regulamento em anexo.


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.